Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1397
Title: Gestão ambiental e as práticas sustentáveis em empresas do setor madeireiro do município de Cacoal/RO
Authors: Gonçalves, Ricardo Feitosa
Keywords: Gestão ambiental
Setor madeireiro
Sustentabilidade
Issue Date: Dec-2016
Citation: GONÇALVES, Ricardo Feitosa. Gestão ambiental e as práticas sustentáveis em empresas do setor madeireiro do município de Cacoal/RO. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Abstract: A gestão ambiental no setor madeireiro se caracteriza por práticas sustentáveis no sentido de reduzir e controlar os impactos ambientais causados pelas indústrias desse setor, sobretudo em relação ao gerenciamento e descarte ambientalmente adequado dos seus resíduos. Assim, é imprescindível para a sobrevivência dessas organizações implementar ferramentas gerenciais direcionadas para a sustentabilidade. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão ambiental como fator de minimização dos impactos ambientais em empresas do setor madeireiro do município de Cacoal/RO. Para tanto, realizou-se a pesquisa em 2 (duas) empresas do setor madeireiro do município. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2016, por meio de entrevistas com aplicação do roteiro semiestruturado em visitas in loco. As entrevistas foram realizadas com os proprietários e gestores das empresas. A pesquisa se configurou como bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa utilizando como técnica de pesquisa o roteiro semiestruturado para realização das entrevistas. Os resultados demonstram que as práticas de gestão ambiental adotadas pelas empresas do setor madeireiro no sentido de reduzir e controlar os impactos ambientais, sobretudo, em relação ao gerenciamento e descarte ambientalmente adequado dos resíduos gerados, atenderam os objetivos propostos nesta pesquisa. Contudo, fica evidente que as empresas do setor madeireiro do município de Cacoal/RO estão procurando adotar práticas que visam a sustentabilidade, o que demostra um diferencial cada vez mais presente nos diversos setores industriais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Andréia Duarte Aleixo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1397
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - RICARDO FEITOSA GONÇALVES.pdf956,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.