Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1403
Title: Uso das informações contábeis nas micro e pequenas empresas
Authors: Fiek, Nilton
Keywords: Contabilidade gerencial
Informações contábeis
Issue Date: Dec-2016
Citation: FIEK, Nilton. Uso das informações contábeis nas micro e pequenas empresas. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Abstract: A falta de respaldo na tomada de decisões dos gestores das empresas tem levado inúmeras organizações a fecharem as portas. Amparo para a tomada de decisão é encontrado nas informações contábeis, onde podem ser obtidos os mais variados tipos de informações. Sendo assim o presente trabalho teve por objetivo identificar como as informações contábeis são utilizadas pelos gestores das micro e pequenas empresas no processo de tomada de decisão no município de Cacoal. Para tanto foi realizada uma pesquisa em 29 empresas, sendo 10 do ramo de comércio de medicamentos e 19 do ramo de comércio de confecções na região central de Cacoal. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semi-estruturada aplicada junto aos gestores das empresas. A pesquisa se configurou como bibliográfica e de campo abordando aspectos qualitativos e quantitativos. Após a análise dos dados verificou-se que os gestores das empresas da cidade de Cacoal possuem um baixo nível de conhecimento em relação à informações contábeis,o que leva a maior parte a não utilizar tais informações no processo de gerenciamento e tomada de decisões no processo de gestão da empresa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1403
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC NILTON.pdf279,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools