Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1404
Título: Demonstração dos fluxos de caixa e suas informações para tomada de decisão: a percepção dos profissionais em contabilidade no município de Rolim de Moura - RO
Autor(es): Oliveira, Angélica Prates de
Palavras-chave: NBC TG 03
Fluxo de caixa
CPC 03.
Data do documento: Dez-2016
Citação: OLIVEIRA, Angélica Prates de. Demonstração dos fluxos de caixa e suas informações para tomada de decisão: a percepção dos profissionais em contabilidade no município de Rolim de Moura - RO. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A demonstração dos fluxos de caixa possibilita a empresa realizar um melhor controle financeiro, norteando os seus usuários nos processos de tomada de decisão, evidenciando as modificações que ocorreram no saldo de disponibilidades da empresa em determinado período via fluxos de recebimentos e pagamentos. O objetivo geral deste estudo compreendeu verificar a percepção dos profissionais contábeis no município de Rolim de Moura – RO quanto à utilização das informações contidas na DFC para tomada de decisão. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa de campo, adotando-se um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Utilizou-se roteiro de entrevista para levantamento de dados junto aos profissionais contábeis e dentre as informações obtidas detectou-se que a atividade comercial representada pelas grandes empresas constitui o ramo de atividade para o qual mais se tem elaborado a DFC. A maioria dos profissionais afirma elaborar somente para cumprir com a obrigatoriedade fiscal; entretanto, mesmo com a ausência de obrigatoriedade para o porte de algumas empresas, há incentivo, por parte dos profissionais à elaboração e utilização da DFC. De acordo com a pesquisa uma grande preocupação das empresas tem sido a capacidade de honrar com os seus compromissos, utilizando a DFC para este propósito, tendo em vista que a DFC se apresenta como uma ferramenta de gerenciamento dos recursos financeiros de uma entidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1404
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angélica Prates de Oliveira.pdf694,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador