Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1410
Título: Uma análise discursiva das representações imaginárias em livros didáticos para séries iniciais.
Autor(es): 
Santos, Elizabete Pereira dos
Palavras-chave: Livro didático
Representação imaginária
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, E. P. Uma análise discursiva das representações imaginárias em livros didáticos para séries iniciais. 2016, 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Resumo: Baseando-se na perspectiva discursiva da linguagem, o presente trabalho pretende de um modo geral, contribuir para os estudos sobre o livro didático no contexto educacional, mais exatamente sobre como os LDs endereçados às series iniciais, compreendendo as décadas de 90 até os dias atuais, funcionam discursivamente no tocante aos temas Família, Mulher e Escola e suas consequências para o processo de ensino-aprendizagem. O pressuposto que sustenta esta pesquisa é que, embora os LDs sejam constituídos de uma gama diversificada de textos, sejam eles verbais, não verbais, verbo-visuais, que representam diferentes discursividades, os LDs direcionados às series iniciais tendem a silenciar temas importantes que, a nosso ver, poderiam ser discutidos e desnaturalizados pela instituição escolar. Partindo desse pressuposto, buscamos saber como as instituições Família, Escola e o gênero Mulher são representadas pelos diferentes livros didáticos selecionados para esta pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi pautada em livros impressos e sites de busca, bem como em autores renomados sobre o assunto. Analisando todas as figuras pesquisadas, concluímos que os livros didáticos, apesar da gama de ideologias que carregam, acompanham de certa forma a evolução sócio-histórica.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Dr. Idone Bringhenti.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1410
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, E. P..pdfArtigo principal3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.