Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1431
Título: Psicoterapia de orientação psicanalítica: transferência, contratransferência e o imperativo do gozo na contemporaneidade
Autor(es): Ribeiro, Iolanda Lourdes
Palavras-chave: Psicanálise
Psicoterapia de orientação psicanalítica
Transferência
Contratransferência
Imperativo do gozo
Data do documento: 2016
Citação: RIBEIRO, I. L. Psicoterapia de orientação psicanalítica: transferência, contratransferência e o imperativo do gozo na contemporaneidade. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo abordar sobre a atuação dos psicoterapeutas de orientação psicanalítica e de como lidam com as questões da transferência, contratransferência e o imperativo do gozo. O método adotado para proceder a investigação foi o qualitativo, realizado por intermédio de entrevistas individuas, cedidas por 05 (cinco) psicoterapeutas que trabalham com esta abordagem. As entrevistas foram gravadas, transcritas e dispostas à análise de conteúdo de Bardin (2011), em categorias que contemplaram desde a escolha e fascínio pela abordagem psicanalítica aos temas circunscritos nos conceitos psicanalíticos de transferência, contratransferência e o imperativo do gozo. Foi possível constatar que os psicoterapeutas participantes da pesquisa buscam dirigir-se pela ética psicanalítica e pelos preceitos que regem a psicanálise como: o estudo aprimorado do aporte psicanalítico, a psicoterapia pessoal e a supervisão, na tentativa de compreensão e ajuda ao sujeito que chega à clínica imerso a sintomatologia provida pelo imediatismo contemporâneo. Contudo, esses ensinamentos que orientam a prática do psicoterapeuta, muitas vezes escapam ao exigido e imprescindível, por dificuldades que se apresentam, entre elas, por residirem em uma cidade considerada afastada dos grandes centros urbanos, onde se espera encontrar uma variada oferta de cursos, supervisões e espaços para discussões e eventos necessários a constante qualificação profissional do psicoterapeuta de orientação psicanalítica.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Melissa Andrea Vieira de Medeiros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1431
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iolanda L.Ribeiro_Psicoterapia de orientação psicanalítica.pdf936,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.