Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1439
Título: Os fragmentos do real em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato
Autor(es): Souza, Francisco Elieudo Buriti de
Palavras-chave: Realismo
Luiz Ruffato
Eles eram muitos cavalos
Literatura Brasileira Contemporânea
Data do documento: 2015
Citação: SOUZA, F. E. B. de. Os fragmentos do real em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo discutir o retorno do realismo à literatura contemporânea a partir da leitura do livro Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, verificando as estratégias literárias empregadas, os modos pelos quais opera o realismo, as formas de contato com a realidade que a linguagem proporciona e as relações entre estética, política e crítica social. Para tanto, analisa-se a forma, os personagens, as histórias e, de modo especial, a linguagem híbrida e fragmentada. Entre os escritores consultados para fundamentação teórica estão Walter Benjamin, Maurice Blanchot, Simone Weil, Giorgio Agamben e Nestor Garcia Canclini. Para questões relacionadas ao realismo, utilizaram-se os estudos realizados pela crítica brasileira especializada, sobretudo as desenvolvidas por Karl Erik Schøllhammer.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Milena Cláudia Magalhães Santos Guidio.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1439
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco E. B. de Sousa_Os fragmentos do real.pdf992,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.