Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1447
Título: A Formação docente na Amazônia Ocidental: uma análise desde o estágio curricular supervisionado em educação física na UNIR
Autor(es): Carvalho Filho, Josué José de
Palavras-chave: Educação Física
Formação Docente
Estágio Curricular Supervisionado
Amazônia
Data do documento: 2015
Citação: CARVALHO FILHO, Josué José de. A Formação Docente na Amazônia Ocidental: uma análise desde o estágio curricular supervisionado em educação física na UNIR. 2015. 163f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2015.
Resumo: A formação do professor de Educação Física requer o desenvolvimento dos saberes inerentes à sua prática profissional no desempenho do seu trabalho na Educação Básica. E o estágio curricular supervisionado poderá se constituir como espaço de mobilização desses saberes, garantindo assim a articulação do binômio teoria-prática construídos nos percursos formativos no processo de formação inicial do licenciado em Educação Física. Dessa forma, elegeu-se o estágio curricular supervisionado como recorte desse estudo. É nesse contexto que emerge a questão norteadora dessa pesquisa: Como o estágio curricular supervisionado contribui para o processo de formação docente do licenciado em Educação Física da Universidade Federal de Rondônia-UNIR desde as DCN da área? Em consonância com essa indagação o objetivo geral desse estudo foi: analisar o processo de formação docente do licenciado em Educação FísicaUNIR desde o estágio curricular supervisionado à luz das DCN. A pesquisa em pauta foi do tipo descritiva, de abordagem qualitativa a partir de estudo de caso no curso de Educação Física-UNIR. Essa investigação deu-se por meio de três dimensões a saber: I. Documentos legais, II- Docentes/Chefe do DEF/UNIR e III- Discentes do 6º Período do DEF/UNIR e teve como participantes: 1 chefe/coordenador do departamento de Educação Física-UNIR, 1 professor do estágio supervisionado, 14 discentes matriculados no 6º período no ano de 2014. A interpretação dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdos de Bardin (2009). Após análise das dimensões e categorias pré-estabelecidas, foi realizada a triangulação interativa de dados Denzin (1979) adaptado por Brasileiro (2002). A base teórica foi ancorada na legislação pertinente e pelos autores: Almeida e Pimenta (2014), Barreiro e Gebran (2006), D’Ávila e Veiga (2013), Freire (2011), Nóvoa (1992; 1999), Pimenta e Lima (2011), Tardif (2013), Veiga (2004; 2010), Zabalza (2004) e na área de formação em Educação Física temos: Angulski (2012), Betti e Betti (1996), Darido (2003), Farias, Folle e Both (2012), Gallardo (2010) e Souza Neto et al. (2004). Os resultados encontrados e as teorias que fundamentam o estágio curricular supervisionado inferem que e a sua viabilização está condicionada principalmente pela indissociabilidade entre teoria e prática desde os saberes docentes. A contribuição do estágio curricular supervisionado no curso de Educação Física na UNIR constitui-se como lugar em que o futuro professor constrói a sua profissão e o domínio da prática pedagógica nos cotidianos educativos no chão da escola. Diante dessa realidade apreendida, conclui-se que a proposta de estágio realimentada pelos sujeitos que vivem a teoria e a prática, pela profissão exercida e pelo compromisso com a Educação Básica é concebida como espaço implicador na decisão em “ser ou não ser” professor.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Tânia Suely Azevedo Brasileiro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1447
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josué J. de C. Filho_A Formação Docente.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.