Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448
Título: Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos
Velanga,Carmen Tereza
Palavras-chave: Formação docente
Inclusão de alunos surdos
Adequações curriculares
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS,Jusiany Pereira da Cunha dos.Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez da rede municipal de Ji-Paraná/RO.2014. 165f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar a formação inicial e continuada dos docentes no período de 2009 a 2012, que atuam junto a alunos surdos na rede pública municipal de Ji-Paraná-RO, do ponto de vista de seus atores: Gerente da Educação Especial, dez professores das Salas Regulares; três professores das Salas de Recursos Multifuncional (SRM) e dois instrutores surdos. Para a construção deste estudo utilizou-se de teóricos como: Damázio (2007), Lopes (2007), Lacerda e Lodi (2010), Lacerda (2010), Mazzotta (2001), Mendes (2010) e Strobel (2008), entre outros, bem como a legislação pertinente em vigor. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, baseado nos estudos de Minayo (2012) e Ludke (1986). Os instrumentos de coleta de dados foram: leitura analítica e fichamentos, análise de documentos na Secretaria de Educação, aplicação de questionários junto aos participantes e observação do espaço escolar. Os resultados se pautaram nas observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais responsáveis pelos educandos surdos e demonstram que, no período indicado, os docentes participaram de diversas capacitações em serviço na área de educação inclusiva, dentre outras. Os dados apontam que: a) há falta de profissionais nas escolas e nas salas de recursos para atuarem com alunos surdos; b) há necessidade de capacitações continuadas aos profissionais das salas regulares e do professor da sala do AEE, de encontros dinâmicos e periódicos com os familiares, para avanço na aquisição de conhecimento, bem como atenção ao campo afetivo e social do surdo que oportunize a inclusão destes no espaço escolar. Estes dois contextos formativos, a sala regular e a SRM, apresentam diversas dificuldades em termos pedagógicos e metodológicos, o que sugere a necessidade de ampliar a reflexão sobre o atendimento escolar, considerando a precariedade da formação inicial e continuada, das políticas públicas direcionadas à formação docente e à necessidade de envolvimento da família e esclarecimento, à sociedade, quanto à promoção da inclusão no contexto educacional das pessoas surdas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dra. Carmen Tereza Velanga.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1448
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jusiany P. C. Santos_Os desafios da formação docente.pdf5,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.