Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1452
Título: A escola de Dom Francisco Xavier Rey: história da formação de professoras no Vale do Guaporé
Autor(es): Nascimento, Sílvio Melo do
Colares, Anselmo Alencar
Palavras-chave: Escolas de Dom Xavier Rey
Memória e formação de professores
Professoras negras do Vale do Guaporé
História da Educação
Data do documento: 2014
Citação: NASCIMENTO, Sílvio Melo do. A escola de Dom Francisco Xavier Rey: história da formação de professoras no Vale do Guaporé. 2014. 133f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: O texto apresentado nesta dissertação é resultante de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (StrictoSensu), do Departamento de Ciências da Educação da UNIR sobre história da formação de professores nas escolas criadas por Dom Francisco Xavier Rey. A ideia desta pesquisa nasceu a partir de uma sugestão de docentes das escolas estaduais de Costa Marques e Guajará-Mirim, cidades fronteiriças com a Bolívia e localizadas no Vale do Guaporé em Rondônia. O objetivo é historicizar as práticas de formação das professoras no âmbito da educação e do catolicismo nas escolas de Dom Xavier Rey entre 1932 e 1960. Professores, estudiosos e interlocutores de sua obra destacaremos contribuições do seu projeto no campo da educação regional, em meados do século XX, no momento mais evidente: a formação das primeiras professoras. Os referenciais para a apresentação deste texto estão estreitamente ligados às leituras de livros, dissertações, artigos e à elaboração de pesquisas de campo, cuja coleta de dados teve por base entrevistas semiestruturadas com três professoras remanescentes da época e diálogos informais com habitantes de Guajará-Mirim e Costa Marques. Cumpre ressaltar que o presente trabalho traz um texto descritivo sobre a formação das professoras negras, em concomitância à obra realizada pelo religioso francês quando assumiu a prelazia. É uma síntese propositiva, pois, acredita-se, – contribuirá com a história da educação rondoniense, considerando as grandes lacunas ainda existentes neste campo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1452
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sílvio M. do Nascimento_ A escola de Dom Francisco X. Rey.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.