Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1474
Título: O mercado de trabalho informal: revenda de cosmético no município de Cacoal-RO
Autor(es): Rocha, Andreia da
Palavras-chave: Trabalho informal
Venda direta
Revenda - Cosméticos
Data do documento: 7-Dez-2016
Citação: ROCHA, Andreia da. O mercado de trabalho informal: revenda de cosmético no município de Cacoal-RO. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Devido à crescente transformação da economia brasileira foram surgindo novas alternativas de fonte de renda dando espaço ao trabalho informal na revenda de cosmético . O objetivo da pesquisa foi identificar o funcionamento do trabalho informal no setor de cosméticos realizado com seus revende dores no município de Cacoal-RO. A pesquisa foi descritiva de caráter exploratório, abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram as pesquisas bibliográficas, estudo de campo e aplicação de questionário. Participaram da pesquisa cinquenta trabalhadores informais na área de revenda de cosméticos do município, selecionados intencionalmente. Os resultados mostram o perfil e as características, bem como os fatores que os conduziram à condição de revendedor de cosméticos. Pode-se identificar o perfil, sendo acima dos trinta anos de idade, casados, possuem filhos e o ensino superior completo. O setor de venda direta na área de revenda de cosméticos evidencia que a maior parte de mão de obra é feminino, dando apenas um de staque de 28% para os homens, que na sua maioria já estão inseridos no mercado de trabalho formal. Como perspectiva, além do aumento da renda também se encontra a construção de uma carreira sólida como consultores. Visto que tanto os homens quanto as mulheres, mesmo estando inseridos no mercado de trabalho formal, consideram a revenda de cosméticos como profissão. Tendo como proposta de futuro montar uma franquia no município. Menos os revendedores da marca Mary Kay, pois essa não é a política da empresa. Para trabalhos futuros recomenda-se que seja feito um estudo na área de franquias das marcas destacadas nesta pesquisa e sua viabilidade no mercado de Cacoal-RO e também um comparativo entre os revendedores dos municípios vizinhos para que se possa traçar um perfil e perspectivas de trabalho neste setor.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Lindsay De Oliveira Mesquita Torres
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1474
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreia da Rocha.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador