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dc.contributor.authorRocha, Andreia da-
dc.date.accessioned2017-03-10T21:04:24Z-
dc.date.available2017-03-10T21:04:24Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.citationROCHA, Andreia da. O mercado de trabalho informal: revenda de cosmético no município de Cacoal-RO. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1474-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Lindsay De Oliveira Mesquita Torrespt_BR
dc.description.abstractDevido à crescente transformação da economia brasileira foram surgindo novas alternativas de fonte de renda dando espaço ao trabalho informal na revenda de cosmético . O objetivo da pesquisa foi identificar o funcionamento do trabalho informal no setor de cosméticos realizado com seus revende dores no município de Cacoal-RO. A pesquisa foi descritiva de caráter exploratório, abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram as pesquisas bibliográficas, estudo de campo e aplicação de questionário. Participaram da pesquisa cinquenta trabalhadores informais na área de revenda de cosméticos do município, selecionados intencionalmente. Os resultados mostram o perfil e as características, bem como os fatores que os conduziram à condição de revendedor de cosméticos. Pode-se identificar o perfil, sendo acima dos trinta anos de idade, casados, possuem filhos e o ensino superior completo. O setor de venda direta na área de revenda de cosméticos evidencia que a maior parte de mão de obra é feminino, dando apenas um de staque de 28% para os homens, que na sua maioria já estão inseridos no mercado de trabalho formal. Como perspectiva, além do aumento da renda também se encontra a construção de uma carreira sólida como consultores. Visto que tanto os homens quanto as mulheres, mesmo estando inseridos no mercado de trabalho formal, consideram a revenda de cosméticos como profissão. Tendo como proposta de futuro montar uma franquia no município. Menos os revendedores da marca Mary Kay, pois essa não é a política da empresa. Para trabalhos futuros recomenda-se que seja feito um estudo na área de franquias das marcas destacadas nesta pesquisa e sua viabilidade no mercado de Cacoal-RO e também um comparativo entre os revendedores dos municípios vizinhos para que se possa traçar um perfil e perspectivas de trabalho neste setor.pt_BR
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonel Santos (gandeleo@unir.br) on 2017-03-10T21:04:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Andreia da Rocha.pdf: 1436463 bytes, checksum: aedfe5581ebb650a4dc8d6e56b7b0334 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-10T21:04:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreia da Rocha.pdf: 1436463 bytes, checksum: aedfe5581ebb650a4dc8d6e56b7b0334 (MD5) Previous issue date: 2016-12-07en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTrabalho informalpt_BR
dc.subjectVenda diretapt_BR
dc.subjectRevenda - Cosméticospt_BR
dc.titleO mercado de trabalho informal: revenda de cosmético no município de Cacoal-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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