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dc.contributor.authorCaetano, Renato Fernandes-
dc.contributor.authorSantos, Maria do Carmo dos-
dc.date.accessioned2017-03-14T18:49:28Z-
dc.date.available2017-03-14T18:49:28Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCAETANO, Renato Fernandes.Educação Ambiental na formação docente: a concepção do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. 2013.142f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1484-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractA formação de educadores ambientais traz em seu bojo uma dubiedade: de um lado os projetos chamados sustentáveis, mas que ajudam a manter o sistema de exploração da natureza e o justifica; de outro, o desafio de uma formação verdadeiramente complexa, crítica e emancipadora. Essa dubiedade na compreensão da formação de educadores ambientais e qual é o compromisso da Universidade frente a essa formação constitui a problemática desta pesquisa. Tem-se por objetivo investigar os fundamentos da Educação Ambiental e a concepção de Educação Ambiental do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho/RO, entre os anos de 2008 a 2012. Nesta dissertação busca-se os tensionamentos a partir das seguintes premissas: apresentar alguns conceitos e princípios para aprender a aprender a complexidade ambiental e alguns dos fundamentos da pedagogia ambiental e da Teoria da Complexidade; apontando os princípios que emanam da pedagogia ambiental para a formação de educadores ambientais objetiva-se fazer uma reconceituação do espaço universitário ao investigar os fundamentos e a concepção de Educação Ambiental no Curso de Pedagogia da UNIR. Assim, a pesquisa se estrutura em torno das discussões atuais dessas problemáticas, sendo fundamentada na Teoria da Complexidade e com uma opção de abordagem qualitativa com múltiplos olhares sobre o lócus em estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T18:31:42Z No. of bitstreams: 1 Renato F. Caetano_Educação ambiental na formação docente.pdf: 1349217 bytes, checksum: eabf6f91de816208279ea7b4e7cc3ed8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T18:41:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Renato F. Caetano_Educação ambiental na formação docente.pdf: 1349217 bytes, checksum: eabf6f91de816208279ea7b4e7cc3ed8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-14T18:49:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renato F. Caetano_Educação ambiental na formação docente.pdf: 1349217 bytes, checksum: eabf6f91de816208279ea7b4e7cc3ed8 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.subjectComplexidade Ambientalpt_BR
dc.subjectPedagogia Ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de Educadores Ambientaispt_BR
dc.titleEducação ambiental na formação docente: a concepção do curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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