Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1487
Title: | Mídias na Educação: práticas formativas e trabalho docente - Vale do Rio Madeira (2009 - 2012) |
Authors: | Quintela, Ariádne Joseane Félix |
Keywords: | Mídias na educação Formação Docente Trabalho Docente Vale do Rio Madeira |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | QUINTELA,Ariádne Joseane Félix.Mídias na Educação: práticas formativas e trabalho docente - Vale do Rio Madeira (2009 - 2012).2013.206f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2013. |
Abstract: | A sociedade atual tem se caracterizado por mudanças cada vez mais aceleradas e pelo crescente desenvolvimento em diversos setores, como: econômico, político, social, cultural e tecnológico. A instituição escola como parcela dessa sociedade também atravessa as suas próprias mutações, incluindo a formação de professores e os meios ou recursos que são utilizados no processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, as novas tecnologias da informação e da comunicação têm adentrado as salas de aula como uma proposta para a inovação do ensino, mas também como forma de confrontar uma prática aparentemente estática, que se serve de quadro, pincel e apagador, embora o processo que ocorre em sala de aula é visceral e, portanto, dinâmico. Desse modo, reconhecer como essas tecnologias estão sendo cooptadas na formação de professores é o escopo desta pesquisa, que tem como objeto o Programa Mídias na Educação. O objetivo do estudo foi analisar como os professores são formados para a autoria em mídias na educação básica, apontando os seguintes desdobramentos: (i) Quais saberes são adquiridos pelos professores, a partir desse Programa, que contribuem para essa autoria? (ii) Quais mudanças são percebidas pelos professores em seu trabalho com essa formação? Nesse sentido, a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou dois questionários para professores cursistas e um questionário para professores especialistas, obtendo resultados expressivos a partir da análise de conteúdo e da triangulação de dados dos instrumentos coletados, identificando saberes e percepções sobre as mudanças no trabalho docente com mídias, decorrentes dessa formação. Para os professores cursistas, os saberes sobre ferramentas de autoria e coautoria e os saberes específicos das mídias foram os mais relevantes. Já nas respostas dos professores especialistas, os saberes de maior destaque foram apenas os específicos das mídias. Quanto à percepção dos pesquisados em relação às mudanças no trabalho docente, a inovação e o dinamismo foram aspectos associados ao uso das mídias em sala de aula, ao passo que as condições materiais e a precarização apontaram para um descompasso, resultando em substratos que apontam para uma mudança de paradigma a ser considerada, repensada e refletida, pois, não se trata somente de introduzir novos elementos ao trabalho e à profissão docente, ou de acompanhar as mudanças estabelecidas pelo tempo presente, mas sim, de buscar parâmetros que conformem essa complexidade. |
Description: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Tânia Suely Azevedo Brasileiro. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1487 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ariádne J.F.Quintela_Mídias na educação.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.