Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/149
Título: Avaliação dos sistemas de informação das agroindústrias de torrefação e moagem de café de Rondônia
Autor(es): Ferreira, Degson
Palavras-chave: Sistemas de Informação
Avaliação de Sistemas de Informação
Segmento Agroindustrial
Agroindústrias de Torrefação de Café
Agroindústrias de Moagem de Café
Data do documento: 2008
Citação: FERREIRA, D. Avaliação dos sistemas de informação das agroindústrias de torrefação e moagem de café de Rondônia. 2008. 173 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: Os sistemas de informações, como instrumentos de auxílio imprescindível à gestão dos processos de negócio, visam agregar valor para as empresas e diminuir a incerteza das decisões, fornecendo informações essenciais à tomada de decisões e ao gerenciamento das atividades realizadas, de forma rápida e segura. Assim, este trabalho discute aspectos desses sistemas no segmento agroindustrial, especificamente nas agroindústrias de torrefação e moagem de café situadas nas cidades ao longo do eixo da BR 364 entre Cacoal e Porto Velho (RO), como fator de agregação de valor. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de contribuição dos sistemas de informações existentes nas agroindústrias de torrefação e moagem de café das cidades de Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes e Porto Velho (RO), visando oferecer subsídios às suas decisões empresariais. Para tanto, em um primeiro momento, sistematiza-se um referencial teórico, acerca dos avanços tecnológicos da sociedade da informação, particularizando alguns conceitos de dados, informação e conhecimento, sistema e sistemas de informação e suas principais categorias de classificação, bem como algumas reflexões teóricas sobre a avaliação dos referidos sistemas. Em um segundo momento, aborda-se alguns aspectos do sistema agroindustrial do café, definindo alguns termos e, de forma geral, apresentando algumas características do segmento industrial do café. Sendo assim, a perspectiva da investigação nesta pesquisa é qualitativa de cunho descritivo, adotando-se como procedimento metodológico o estudo de casos múltiplos. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se da observação sistemática in loco e da aplicação de formulários com perguntas fechadas ou dicotômicas do tipo “sim” ou “não” ou tricotômicas do tipo “sim”, “não” ou “não sei”; perguntas de múltipla escolha enquadradas como “perguntas com mostruário”; e perguntas que combinam respostas de múltipla escolha com respostas abertas. Os dados foram coletados considerando-se as seguintes dimensões: “determinação das exigências da informação”, “distribuição das informações”, “obtenção das informações” e “uso dos sistemas de informações”. A análise e interpretação dos dados coletados mostram que a contribuição geral dos sistemas de informações existentes nas agroindústrias de torrefação e moagem de café, da região delimitada para estudo, pode ser enquadrada como sendo boa, pois mesmo com algumas limitações e restrições, e alguns desafios a serem equalizados ou superados em relação a esses sistemas, de modo geral, eles estão facilitando na realização dos trabalhos pelos usuários, fornecendo, mediante o acesso ao sistema da agroindústria e o acesso à internet, as informações necessárias e adequadas para a execução das atividades de suas áreas funcionais nas organizações e, portanto, atendendo as atuais necessidades informacionais dos tomadores de decisão das agroindústrias pesquisadas.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Theophilo Alves de Souza Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/149
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ferreira, Degson.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.