Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1493
Título: Saberes e práticas docentes na educação ambiental: proposta didática colaborativa em escola pública de Cacoal-RO
Autor(es): Reis, Clodoaldo Cristiano
Palavras-chave: Educação Ambiental
Formação Docente
Saberes Docentes
Mapa Conceitual
Data do documento: 2015
Citação: REIS, Clodoaldo Cristiano. Saberes e práticas docentes na educação ambiental: proposta didática colaborativa em escola pública de Cacoal-RO.2015.154 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se por investigar a educação ambiental e tem como foco de estudo o saber e a prática docentes, tendo em vista relatos de professores sobre as dificuldades e desafios de se trabalhar a educação ambiental transversalmente. O objetivo é investigar as tendências e práticas docentes na Educação Ambiental da escola e contribuir para efetivação do ensino e de ações ambientais utilizando o mapa conceitual como ferramenta de ensino. A pesquisa possui abordagem qualitativa, adequada à interpretação dos fenômenos sociais ocorridos no processo de investigação. A fundamentação teórica está baseada em dois eixos: a) educação ambiental na perspectiva crítica: Tozoni-Reis (2004), Carvalho (2001, 2002), Sauvé (2005a,2005b) Loureiro (2006), Luzzi (2012), Leff (2007) e Guimarães (2004a, 2004b, 2006); b) saber docente: Schön (1995, 2000), Nóvoa (1997), Tardif (2010) e Gauthier (2006). Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação com base em Thiollent (1992) e Tozoni-Reis (2008), observando a intervenção na realidade estudada, em consonância com os objetivos do projeto. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumentos: a pesquisa documental, o grupo focal, a oficina, a observação e os mapas conceituais. A investigação contou com a participação de 8 (oito) professoras e 24 (vinte e quatro) alunos da E.E.E.F.M. Antônio Gonçalves Dias da cidade de Cacoal-RO e foi realizada em duas etapas: a primeira foi a formação continuada (oficinas) com as professoras participantes, a segunda foi a implementação do plano de ação registrado com a observação da realização do mapa conceitual dos alunos. O produto da pesquisa são os mapas conceituais como instrumento de aprendizagem com fundamento em: Novak & Gowin (1988). A análise dos dados foi firmada em Bardin (1977) como análise do conteúdo. Os resultados apontam que é possível realizar um trabalho de formação continuada com professores diretamente no ambiente escolar. O contato direto entre pesquisador/ministrante e docentes participantes possui elementos como: a proximidade com a realidade e o envolvimento efetivo na ação, que favorecem o conhecimento e servem para nortear estudos futuros que venham aprimorar a oferta desse tipo de formação. Os resultados assinalam que a educação ambiental e os mapas conceituais possuem convergências que precisam ser aproveitadas, sobretudo quando o saber docente é considerado, favorecendo aprendizagens concretas que os mapas conceituais ajudam evidenciar.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1493
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clodoaldo C. Reis_Saberes e práticas docentes.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.