Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Clodoaldo Cristiano-
dc.date.accessioned2017-03-14T21:18:59Z-
dc.date.available2017-03-14T21:18:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationREIS, Clodoaldo Cristiano. Saberes e práticas docentes na educação ambiental: proposta didática colaborativa em escola pública de Cacoal-RO.2015.154 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1493-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa caracteriza-se por investigar a educação ambiental e tem como foco de estudo o saber e a prática docentes, tendo em vista relatos de professores sobre as dificuldades e desafios de se trabalhar a educação ambiental transversalmente. O objetivo é investigar as tendências e práticas docentes na Educação Ambiental da escola e contribuir para efetivação do ensino e de ações ambientais utilizando o mapa conceitual como ferramenta de ensino. A pesquisa possui abordagem qualitativa, adequada à interpretação dos fenômenos sociais ocorridos no processo de investigação. A fundamentação teórica está baseada em dois eixos: a) educação ambiental na perspectiva crítica: Tozoni-Reis (2004), Carvalho (2001, 2002), Sauvé (2005a,2005b) Loureiro (2006), Luzzi (2012), Leff (2007) e Guimarães (2004a, 2004b, 2006); b) saber docente: Schön (1995, 2000), Nóvoa (1997), Tardif (2010) e Gauthier (2006). Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação com base em Thiollent (1992) e Tozoni-Reis (2008), observando a intervenção na realidade estudada, em consonância com os objetivos do projeto. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumentos: a pesquisa documental, o grupo focal, a oficina, a observação e os mapas conceituais. A investigação contou com a participação de 8 (oito) professoras e 24 (vinte e quatro) alunos da E.E.E.F.M. Antônio Gonçalves Dias da cidade de Cacoal-RO e foi realizada em duas etapas: a primeira foi a formação continuada (oficinas) com as professoras participantes, a segunda foi a implementação do plano de ação registrado com a observação da realização do mapa conceitual dos alunos. O produto da pesquisa são os mapas conceituais como instrumento de aprendizagem com fundamento em: Novak & Gowin (1988). A análise dos dados foi firmada em Bardin (1977) como análise do conteúdo. Os resultados apontam que é possível realizar um trabalho de formação continuada com professores diretamente no ambiente escolar. O contato direto entre pesquisador/ministrante e docentes participantes possui elementos como: a proximidade com a realidade e o envolvimento efetivo na ação, que favorecem o conhecimento e servem para nortear estudos futuros que venham aprimorar a oferta desse tipo de formação. Os resultados assinalam que a educação ambiental e os mapas conceituais possuem convergências que precisam ser aproveitadas, sobretudo quando o saber docente é considerado, favorecendo aprendizagens concretas que os mapas conceituais ajudam evidenciar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T21:05:24Z No. of bitstreams: 1 Clodoaldo C. Reis_Saberes e práticas docentes.pdf: 2445830 bytes, checksum: 27d4bb8d077f4d50d397d57f77a9fe91 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T21:16:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Clodoaldo C. Reis_Saberes e práticas docentes.pdf: 2445830 bytes, checksum: 27d4bb8d077f4d50d397d57f77a9fe91 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T21:18:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Clodoaldo C. Reis_Saberes e práticas docentes.pdf: 2445830 bytes, checksum: 27d4bb8d077f4d50d397d57f77a9fe91 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-14T21:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clodoaldo C. Reis_Saberes e práticas docentes.pdf: 2445830 bytes, checksum: 27d4bb8d077f4d50d397d57f77a9fe91 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectMapa Conceitualpt_BR
dc.titleSaberes e práticas docentes na educação ambiental: proposta didática colaborativa em escola pública de Cacoal-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clodoaldo C. Reis_Saberes e práticas docentes.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.