Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495
Título: Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus
Autor(es): Santos, Francisco Euder dos
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Algoritmos
Lógica de Programação
Jogos Didáticos
Data do documento: 2015
Citação: SANTOS,Francisco Euder dos. Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus. 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida na disciplina de Lógica de Programação do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Ji-Paraná. A proposta de uma intervenção pedagógica ocorreu após a inquietação da professora com as dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ano durante as aulas da disciplina de Lógica de Programação. A investigação foi desenvolvida utilizando o método indutivo e do ponto de vista de sua natureza, foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos alunos e à professora, composto de questões abertas, fechadas, de múltipla escolha e do tipo “sim” ou “não”; além de análises de trabalhos desenvolvidos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa-ação permitiu identificar e analisar como a disciplina vinha sendo desenvolvida, as principais dificuldades dos alunos no processo ensino-aprendizagem e os avanços na aprendizagem após a intervenção, que foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotsky, considerando os seguintes pontos: elementos mediadores, Zona de Desenvolvimento Proximal e ambiente social. A intervenção corrobora com a hipótese de que o processo metodológico envolvendo uma oficina com um campeonato de lógica de programação utilizando jogo didático (Lectus) na representação de algoritmos constitui-se um importante auxílio para a disciplina por seu caráter motivacional e desafiador, ao mesmo tempo que proporciona a interação entre os participantes, fazendo com que os alunos possam desenvolver o raciocínio lógico de forma satisfatória.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.