Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1501
Título: Uso do mapa conceitual para o planejamento do ensino na área de ciências humanas: um estudo no IFRO – Campus Ariquemes
Autor(es): Lima, Francisco Magalhães de
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
Ensino-aprendizagem
Planejamento
Data do documento: 2016
Citação: LIMA,Francisco Magalhães de. Uso do mapa conceitual para o planejamento do ensino na área de ciências humanas: um estudo no IFRO – Campus Ariquemes. 2016.118 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho descreve o processo e analisa uma pesquisa-ação colaborativa desenvolvida com o objetivo de avaliar as possibilidades e limites do uso do mapa conceitual para o planejamento do ensino na área de ciências humanas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Procura-se refletir sobre a problemática da construção de uma prática educativa mais integrada frente à fragmentação perpetrada pelo processo de disciplinarização, promovido pela ciência moderna no contexto do planejamento do ensino na área de ciências humanas - dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ariquemes. A pesquisa realizada proporcionou o aprofundamento teórico do pesquisador sobre o uso do mapa conceitual, uma vez que o mesmo possui uma história docente com relação à utilização do instrumento, mas, também, procura contribuir no âmbito científico com o uso desta ferramenta no planejamento didático em uma abordagem por área do conhecimento e não uma abordagem disciplinar. A pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro a abril de 2015, no IFRO – Campus Ariquemes, com a participação de 5 docentes, incluindo o pesquisador. Os dados da pesquisa foram sendo construídos ao longo do processo, que se fez em etapas, com uso de diferentes instrumentos: questionário, análise documental, observação participante (oficinas de mapa conceitual), grupo focal. A análise dos dados foi pautada na Triangulação de Métodos. Como resultado, temos que, o uso do mapa conceitual, foi considerado altamente relevante para uma prática interdisciplinar. A reflexão sobre o uso do instrumental levou a identificar desafios pessoais e institucionais a serem superados para que se possa construir uma prática educativa integrada e significativa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profª. Drª. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines .
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1501
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco M. de Lima_Uso do mapa conceitual.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.