Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Francisco Magalhães de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-16T21:29:21Z | - |
dc.date.available | 2017-03-16T21:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA,Francisco Magalhães de. Uso do mapa conceitual para o planejamento do ensino na área de ciências humanas: um estudo no IFRO – Campus Ariquemes. 2016.118 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1501 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profª. Drª. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines . | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve o processo e analisa uma pesquisa-ação colaborativa desenvolvida com o objetivo de avaliar as possibilidades e limites do uso do mapa conceitual para o planejamento do ensino na área de ciências humanas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Procura-se refletir sobre a problemática da construção de uma prática educativa mais integrada frente à fragmentação perpetrada pelo processo de disciplinarização, promovido pela ciência moderna no contexto do planejamento do ensino na área de ciências humanas - dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ariquemes. A pesquisa realizada proporcionou o aprofundamento teórico do pesquisador sobre o uso do mapa conceitual, uma vez que o mesmo possui uma história docente com relação à utilização do instrumento, mas, também, procura contribuir no âmbito científico com o uso desta ferramenta no planejamento didático em uma abordagem por área do conhecimento e não uma abordagem disciplinar. A pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro a abril de 2015, no IFRO – Campus Ariquemes, com a participação de 5 docentes, incluindo o pesquisador. Os dados da pesquisa foram sendo construídos ao longo do processo, que se fez em etapas, com uso de diferentes instrumentos: questionário, análise documental, observação participante (oficinas de mapa conceitual), grupo focal. A análise dos dados foi pautada na Triangulação de Métodos. Como resultado, temos que, o uso do mapa conceitual, foi considerado altamente relevante para uma prática interdisciplinar. A reflexão sobre o uso do instrumental levou a identificar desafios pessoais e institucionais a serem superados para que se possa construir uma prática educativa integrada e significativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-16T20:34:03Z No. of bitstreams: 1 Francisco M. de Lima_Uso do mapa conceitual.pdf: 1456665 bytes, checksum: b9667480ff4530fc7c07d309bb14bfd4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-16T21:20:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco M. de Lima_Uso do mapa conceitual.pdf: 1456665 bytes, checksum: b9667480ff4530fc7c07d309bb14bfd4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-16T21:22:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco M. de Lima_Uso do mapa conceitual.pdf: 1456665 bytes, checksum: b9667480ff4530fc7c07d309bb14bfd4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-16T21:29:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco M. de Lima_Uso do mapa conceitual.pdf: 1456665 bytes, checksum: b9667480ff4530fc7c07d309bb14bfd4 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | Uso do mapa conceitual para o planejamento do ensino na área de ciências humanas: um estudo no IFRO – Campus Ariquemes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco M. de Lima_Uso do mapa conceitual.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.