Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1502
Título: Minha escola educa: ações pedagógicas junto ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Rolim de Moura-RO
Autor(es): Silva, Juliano Cristhian
Palavras-chave: Tecnologia
Aprendizagem
Educação
TIC
Formação Continuada
Ações do NTE Núcleo de Tecnologia Educacional de Rolim de Moura/RO
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Juliano Cristhian. Minha escola educa: ações pedagógicas junto ao Núcleo de Tecnologia Educacional de Rolim de Moura-RO. 2016.156 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: O presente texto apresenta o resultado de pesquisa ação realizada no Núcleo de Tecnologia Educacional de Rolim de Moura/RO-NTE, da Coordenadoria Regional de Educação de Rolim de Moura/RO-CRE, que apresenta como objeto de análise as ações pedagógicas junto ao núcleo para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas escolas da rede pública estadual de educação básica. O objetivo geral foi contribuir para o fortalecimento das ações do NTE de Rolim de Moura/RO, ampliando o uso pedagógico das TIC nas escolas da rede pública estadual de educação básica. As análises qualitativas por meio da matriz SWOT, coletadas por meio de questionário online, aplicados em duas escolas no munícipio de Rolim de Moura/RO, tiveram papel fundamental para a construção de ações a serem aplicadas na formação continuada, adotadas em conjunto com o Núcleo nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio de toda a Zona da Mata. Como sujeitos da pesquisa teve-se 3 grupos divididos em Gestão Escolar, Professores e Equipe NTE. Dentro dos conceitos teóricos buscou-se fundamentação à luz de autores que abordam a utilização das TIC no Brasil e a formação docente. A partir da análise dos dados concluiu que, apesar de todas as fraquezas e ameaças apresentadas na construção da matriz SWOT, a gestão escolar e os professores estão atentos as mudanças necessárias para a utilização das TIC como metodologias de aprendizagem dos alunos. Assim para a atual conjuntura da formação docente, o modelo continuado torna-se a principal ferramenta na busca por resultados mais atualizados para a profissionalização do docente.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Profº. Drº Marinaldo Felipe da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1502
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliano C. Silva_Minha escola educa.pdf8,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.