Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/152
Título: Ambiente organizacional da cadeia produtiva do agronegócio leite do Estado de Rondônia
Autor(es): Maia, Moacyr Boris Rodrigues
Palavras-chave: Ambiente Institucional
Ambiente Organizacional
Cadeias Produtivas
Agronegócio
Leite
Rondônia
Data do documento: 2008
Citação: MAIA, M. B. R. Ambiente organizacional da cadeia produtiva do agronegócio leite no Estado de Rondônia. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar a atuação de instituições que integram o ambiente organizacional da cadeia produtiva do agronegócio leite no Estado de Rondônia. O ambiente organizacional é entendido como a atuação de atores que desenvolvem estratégias, refletindo as regras do ambiente institucional que regulam a interação dos seres humanos na sociedade. Historicamente esta cadeia produtiva teve a sua estruturação alavancada pela iniciativa privada, a partir do processo de migração populacional, quando surgiram as propriedades rurais voltadas para o agronegócio leite, bem como as plataformas de industrialização. Reconhecendo a importância na geração de renda, o Estado em parceria com o setor privado implantou o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira - PROLEITE. No entanto, a cadeia ainda, apresenta necessidades nos aspectos de educação, qualidade do leite, máquinas e equipamentos, organização social e comercialização. A partir da análise de estudos anteriores, observou-se reincidências em tais questões o que levou a investigar se as ações que foram planejadas e realizadas pelas instituições Embrapa/RO, SFA/RO, SEAPES, IDARON e EMATER/RO estiveram voltadas às necessidades da cadeia produtiva do agronegócio Leite. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e com procedimento metodológico descritivo e exploratório. A pesquisa foi realizada com coleta de dados nos documentos formais de gestão das citadas instituições, bem como, com entrevistas não-estruturadas. Os resultados mostram que a SEAPES é fomentadora das políticas públicas estaduais, a Embrapa desenvolve ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e as instituições SFA/RO, IDARON e EMATER/RO, executam as ações operacionais junto a cadeia do agronegócio leite, e que, no período 2004 a 2007, foram planejadas e executadas ações focadas nas necessidades apontadas, porém avalia-se como pouco estruturantes e não sistematizadas, o que pode ser uma conseqüência da forma de elaborar o planejamento, ainda dependente dos recursos orçamentários para definição de metas. Recomenda-se como continuação desta pesquisa, conhecer o reflexo das ações executadas por tais instituições nas empresas que compõe a cadeia.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profª. Drª. Mariluce Paes de Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/152
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maia, Moacyr Boris Rodrigues.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.