Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1530
Title: Gerenciamento de demissões - um estudo de caso nas empresas Canopus motos no Estado de Rondônia
Authors: Oliveira, Noemi Pereira
Keywords: Recursos humanos
Gestão de pessoas
Demissão
Impactos
Issue Date: 2008
Citation: OLIVEIRA, Noemi Pereira. Gerenciamento de demissões - um estudo de caso nas empresas Canopus motos no Estado de Rondônia. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Abstract: O trabalho foi desenvolvido na área de recursos humanos, especificamente nas atividades de desligamentos. Analisa as principais causas e efeitos de demissões proporcionadas pela empresa e também pelo profissional; apresenta os procedimentos que os responsáveis pelo gerenciamento de demissões devem seguir para não causar maiores impactos aos demitidos e não ferir a imagem da empresa. A fundamentação teórica aborda as principais causas que levam as empresas a demitir; o que leva os empregados a pedirem demissão; os impactos causados, e os custos das demissões para o empregador. Foi utilizado o método indutivo, e realizou-se pesquisa bibliográfica e o estudo de caso nas Empresas Canopus, concessionária Honda, do Estado de Rondônia, no departamento de recursos humanos, sendo aplicado formulário semi-estruturado aos funcionários desligados referente ao período de janeiro a outubro de 2008, entrevista com a gerente de recursos humanos que abordou os procedimentos adotados ao demitir e análise documental das entrevistas de desligamento. Como resultado constata-se que o índice de rotatividade das lojas é baixo, a maior parte dos desligados pediram demissão e os impactos causados com a demissão afetou 40% dos pesquisados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1530
Appears in Collections:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1Capa.pdf90,36 kBAdobe PDFView/Open
2Artigo.pdf193,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools