Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1533
Título: Empreendedorismo na escola - os impactos do projeto Aprender e Empreender enquanto motivador do empreendedorismo rural no distrito Estrela de Rondônia, RO
Autor(es): Somavilla, Margarete
Palavras-chave: Empreendedorismo
Educação empreendedora
Motivação
Mudanças
Data do documento: 9-Dez-2008
Citação: SOMAVILLA, Margarete. Empreendedorismo na escola - os impactos do projeto Aprender e Empreender enquanto motivador do empreendedorismo rural no distrito Estrela de Rondônia, RO. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo realizado sobre o Projeto Empreendedorismo no Ensino Médio, “Aprender a Empreender”, desenvolvido pelo Governo do Estado de Rondônia, desde 2004. O referido Projeto estabelece ações que contribuem para a formação dos alunos do ensino médio da rede pública, através de princípios metodológicos e técnicas que desenvolvem nos estudantes um conjunto de habilidades e competências empreendedoras. A presente pesquisa teve por objetivo levantar, junto aos alunos, quais as mudanças empreendedoras percebidas após a inserção do Projeto na Escola Emburana do Distrito Estrela de Rondônia-RO. As informações foram obtidas por meio de estudo bibliográfico em material já elaborado, tais como: livros, revistas e artigos científicos publicados na Internet sobre o tema e uma pesquisa de campo, mediante questionário com questões abertas e fechadas, aplicada pela própria pesquisadora aos alunos que participaram do Projeto no ano de 2007. Foi aplicado um outro questionário para os pais de alunos que fazem parte do Projeto em 2008 e aos professores que foram capacitados. Como resultados, constatou-se mudança na postura e comportamento, elevação da auto-estima dos alunos, uma melhora significativa na relação entre escola e comunidade, bem como o aumento da renda familiar dos alunos, através da participação destes na feira do empreendedor desenvolvida pelo Projeto, o qual está motivando o empreendedorismo rural naquele Distrito.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1533
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo de concluso de curso.pdf250,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador