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dc.contributor.authorBueno, Natássia Henriques Daldegan-
dc.date.accessioned2017-04-20T13:01:07Z-
dc.date.available2017-04-20T13:01:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBUENO, N. H. D. O Sagrado e o feminino: as mulheres e suas vicissitudes no consumo da ayahuasca. 2017. 111f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1538-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Drª. Melissa Andrea Vieira de Medeiros.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se propôs a explorar o universo feminino dentro de ritualísticas de consumo da ayahuasca. Ela se efetivou em uma comunidade ayahuasquera não institucionalizada, situada na zona rural que compreende o município de Porto Velho, capital rondoniense. A pesquisa realizou-se entre os meses de janeiro e outubro do ano de 2016, onde foram entrevistados quatro sujeitos a fim de compreender os diversos aspectos relativos ao feminino que se constroem nas relações das ritualísticas com a ayahuasca. Para tanto, o método psicanalítico foi utilizado a fim de compreender as representações subjacentes aos discursos proferidos, cujas interpretações se pautam à luz do referencial teórico-metodológico de Freud e Lacan. A ingestão desta planta leva ao transe místico proporcionado pelos Estados Alterados de Consciência (EAC), também conhecido como voo extático. A busca pela espiritualidade através do consumo de substâncias psicoativas se mostra cada vez maior, enquanto que o mal-estar provocado pelo excessivo encontro com o real vem se exacerbando. A proximidade da mulher com o real a coloca em uma posição favorável para tomar a frente neste contexto ritualístico. As mulheres da comunidade estudada são tidas como um importante elemento de purificação e castidade, o que as confere maior proximidade com o Sagrado. Neste sentido, exploraram-se as insígnias à elas relacionadas, percebendo os lugares que encarnam frente à castração. Dentre as diversas facetas que assumem estas mulheres, entre o semblante e o pequeno a, a Deusa Criadora e a maternidade, percebeu-se que elas se situam na hiância entre ter e ser o falo, deslizando de posição de acordo com a necessidade da ocasião. Foi possível perceber que estas mulheres são designadas a partir do referencial masculino, portando o semblante da Virgem Mãe, a Rainha Universal. Compreende-se que estas pessoas creem em um mito originário da doutrina seguida como expressão do feminino, reproduzindo-o em seus cotidianos e encarnado por suas mulheres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-04-20T13:01:07Z No. of bitstreams: 1 O Sagrado e o Feminino - Natássia.pdf: 2263718 bytes, checksum: 8b81d38e4da0b7a992d14b64025673ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-20T13:01:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O Sagrado e o Feminino - Natássia.pdf: 2263718 bytes, checksum: 8b81d38e4da0b7a992d14b64025673ac (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAyahuascapt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectLacanpt_BR
dc.subjectSagradopt_BR
dc.titleSagrado e o feminino: as mulheres e suas vicissitudes no consumo da ayahuascapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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