Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1560
Título: Diálogo no currículo de língua portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental
Autor(es): Silveira, Vera Lucia Lopes
Palavras-chave: Currículo
Multiculturalismo
Língua Portuguesa
Formação Docente
Data do documento: 2015
Citação: SILVEIRA, Vera Lucia Lopes. Diálogo no currículo de língua portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental. Porto Velho, RO. 2015. 219 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: O intuito deste trabalho é apresentar as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa “Diálogo no Currículo de Língua Portuguesa: uma intervenção no espaço multicultural na Amazônia Ocidental”. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F.M. Celso Ferreira da Cunha com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O objetivo do projeto foi contribuir para facilitar o ingresso dos alunos no IFRO, tendo em vista que estes pertencem a uma comunidade multicultural e com desigualdades socioeconômicas. A legislação vigente utilizada LDB nº 9.394/96, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio-PCNEM (2000). Os aportes teóricos estão fundamentados principalmente pelos seguintes autores: Bortoni-Ricardo, Gatti e Ludke e André discutindo a abordagem qualitativa e instrumentos de pesquisa; Thiollent abordando a pesquisa-ação; Bardin tratando da análise do conteúdo; Libâneo e Sacristán analisando o currículo; Day, Candau, Shön, Nóvoa e Tardif abordando formação docente; Canen e McLaren discutindo o multiculturalismo; Possenti, Bagno e Marcuschi analisando o ensino da Língua Portuguesa na educação básica; Memmi, Said e Hall abordando os estudos culturais e pós-colonialismo; e Freire dialogando com a maioria dos autores, debatendo as mais diversas temáticas, por considerarmos um autor com conceitos pertinentes e atuais para a educação brasileira. Adotou-se a abordagem qualitativa, por se tratar de uma investigação que contempla a interpretação das informações. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto que era estabelecer uma intervenção em uma realidade visando a sua melhoria. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a pesquisa documental, o grupo focal, a entrevista semiestrutrada, a oficina, o depoimento e o autodepoimento. Como principais resultados, aponta-se o sucesso na elaboração e execução do projeto piloto de extensão em parceria com a escola, obtendo a aprovação de cinco alunos no Processo Seletivo Unificado do IFRO no ano 2014. O projeto foi reformulado, institucionalizado no Campus Cacoal como projeto de extensão e está sendo desenvolvido no ano 2015 novamente. Ainda é possível destacar o crescimento profissional da professora e da pesquisadora, como investigadoras da prática docente, e promotoras de um diálogo intercultural entre suas respectivas instituições.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1560
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERA LUCIA LOPES SILVEIRA.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.