Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1561
Título: Estudo do modelo de gestão pedagógica, disciplina e hierarquia no colégio Tiradentes da polícia militar, em Jacy-Paraná – Ro
Autor(es): Schroeder, Erika Josiani Ossuci
Palavras-chave: Colégio Tiradentes
Jacy-Paraná - RO
Gestão Pedagógica
Data do documento: 2016
Citação: SCHOROEDER, E J. O. Estudo do modelo de gestão pedagógica, disciplina e hierarquia no colégio Tiradentes da polícia militar, em Jacy-Paraná – RO. 2016. 240 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O trabalho apresenta um estudo sobre o modelo de gestão pedagógica, a disciplina e a hierarquia no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jacy-Paraná – RO (Brasil). O colégio inaugurado em 08 de fevereiro de 2014, foi construído através de obra de compensação da Usina Hidrelétrica de Jirau, atende a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O colégio tem como foco o combate às drogas e a prostituição infantil, a promoção de um ensino de qualidade, que aliado à disciplina e ao compromisso com a comunidade é as principais ferramentas deste resgate, praticando um ensino assistencial, baseado na disciplina e hierarquia na comunidade civil do distrito. A Polícia Militar de Rondônia é encarregada da administração e em parceria com a Secretária Estadual de Educação (SEDUC), Secretária de Segurança e Cidadania (SESDEC) e apoio da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial do Exército (DEPA), através do Colégio Militar de Brasília (CMB), desenvolve a pesquisa. O objetivo do trabalho foi avaliar a Gestão Pedagógica, aliada à disciplina e hierarquia de um Colégio Militar, como diferencial no processo de aprendizado, em uma área de vulnerabilidade social. Para tal foi utilizada pesquisa bibliográfica e de caráter exploratório, quanti-qualitativa. Foram aplicados questionários aos professores e a todas as turmas do colégio do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, porém foram tabulados 30% do total de questionários de cada ano, escolhidos aleatoriamente. Os resultados observados comprovam o que já havia sido constatado nas pesquisas bibliográficas e no que é observado diariamente na instituição, o projeto político pedagógico é muito bem aceito pela clientela que participa ativamente do processo, apoiando a instituição no processo de aplicação de nosso regimento interno tanto para a área pedagógica quanto disciplinar.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Fabrício Morais de Almeida.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1561
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.