Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1565
Título: Análise do processo sucessório de uma empresa familiar do município de Rolim de Moua (RO)
Autor(es): Barroso, Klauskins Lindemberg
Palavras-chave: Empresa familiar
Processo sucessório
Planejamento
Data do documento: 8-Dez-2008
Citação: BARROSO, Klauskins Lindemberg. Análise do processo sucessório de uma empresa familiar do município de Rolim de Moua (RO). 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise, sem pretensão de esgotar o assunto, da forma como uma empresa familiar de pequeno porte do município de Rolim de Moura (RO) está encaminhando o processo sucessório do seu proprietário, empresa esta que atua a 24 anos no varejo de confecções e calçados. Para tanto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso por meio de entrevistas semi-estruturadas com o fundador-proprietário da empresa, bem como com seus familiares (esposa e filha). Identificou-se a geração de dirigentes familiares na empresa e o ciclo de vida da mesma com base no modelo de Mendhan (apud LEONE, 2005). Os resultados da pesquisa revelam que a sucessão da gestão já aconteceu na empresa, de forma espontânea, no entanto, sem nenhum planejamento. E o fundador-proprietário não tem interesse em dar continuidade ao empreendimento, por meio das próximas gerações de familiares, pois almeja vender a empresa caso a filha que o sucedeu desista de administrar a empresa. Mediante esses fatos surge um dilema, o fundador - proprietário não garantiu a sucessão do patrimônio empresarial com instrumentos jurídicos e caso venha a falecer, antes da venda da firma, os filhos entrarão em conflito por terem direito iguais no negócio. Essa atitude compromete a existência da empresa no mercado de forma expressiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Marcelo Ferreira Tete
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1565
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KLAUSKINS LINDEMBERG BARROSO.pdf151,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador