Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1607
Title: A história do Sintero e o seu papel no processo da luta de classes no contexto de crise do modo de produção capitalista
Authors: Cruz, Jose Aparecido da
Keywords: Sindicato
Luta de classes
Mundo do trabalho
Issue Date: 2017
Citation: CRUZ, Jose Aparecido.A historia do Sintero e o seu papel no processo da luta de classes no contexto de crise do modo de produção capitalista. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação mestrado em Educação (PPGE), Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2017.
Abstract: A pesquisa buscou compreender o sindicalismo na educação brasileira, no atual cenário de crise do modo de produção capitalista. O seu principal objeto de estudo foi o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia – SINTERO, tendo como questão norteadora a seguinte problemática: Como tem se comportado o SINTERO ao longo de sua história frente às transformações ocorridas no mundo do trabalho? Sua trajetória representa um projeto de adequação aos interesses do capital? Como o SINTERO se relaciona com o Estado e com seus filiados? Quais as principais contradições existentes no SINTERO? Teria a direção do SINTERO abandonado a luta de classes? Diante dos resultados apresentados, foi possível constatar que o SINTERO apresenta um processo de corporativismo por parte de seus dirigentes, o que o torna desacreditado na avaliação de seus filiados, pois, de acordo com os dados da pesquisa, o sindicato é utilizado por seus dirigentes como meio de ascensão política, os resultados apontam ainda para uma articulação do SINTERO aos interesses do capital, sobretudo por este ter abandonado a luta de classes, assumindo uma postura de conciliação diante da ofensiva do capital. Para se chegar aos resultados, a pesquisa investigou a formação do Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia- SINTERO e seu papel no processo da luta de classes no contexto de crise do modo de produção capitalista, buscando compreender a constituição histórica do sindicalismo na educação brasileira, em especial a do SINTERO, trajetória dentro do quadro das transformações ocorridas no mundo do trabalho dos últimos anos, identificando as principais propostas de luta presentes nas suas ações, além de fazer uma análise das relações do SINTERO com o Estado e com seus filiados e as principais contradições no desenvolvimento das lutas dos trabalhadores em educação, cujo resultado apontou a presença do processo de corporativismo sindical no SINTERO, além de sua articulação aos interesses do capital.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia na Linha de Pesquisa em Políticas Públicas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1607
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de José Aparecido da Cruz.pdf2,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.