Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1620
Title: Indução e padrão de crescimento de calos friáveis de Capsicum annuum cv . pimentão amarelo
Authors: Souza, Pricianny Galdino de
Keywords: Solanaceae
Princípios ativos
Calos
Issue Date: 2016
Citation: SOUZA, P. G. de. Indução e padrão de crescimento de calos friáveis de Capsicum annuum vc. pimentão amarelo. 2016. 40 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Abstract: No Brasil, o gênero Capsicum possui 32 espécies e tem sido estudado amplamente, pois é de interesse nas indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica. A espécie Capsicum annuum possui diversos metabólitos secundários, dentre eles os capsaicinóides, os princípios ativos mais conhecidos, usados principalmente em condimentos alimentares devido à sua pungência, e na medicina popular por possuir ação antireumática, anestésica, antioxidante, anti-inflamatória, antitumoral, e para problemas intestinais. Métodos de cultura de tecidos vegetais têm sido utilizados para a produção in vitro em larga escala de metabólitos secundários, de forma padronizada, uniforme e sem influência de fatores ambientais bióticos ou abióticos. O objetivo deste trabalho foi induzir calos a partir de explantes foliares de Capsicum annumm cv. Pimentão Amarelo, e estudar o padrão de crescimento destes calos, com foco na fase de desaceleração, quando os calos devem ser subcultivados para o estabelecimento de suspensões celulares. Os explantes foram inoculados em meio Murashige & Skoog (MS) suplementado com os reguladores de crescimento 2,4-D (ácido 2,4-diclorofenoxiacético) (0; 1,0; 2,0 e 4,0 mg L-¹) e BAP (benzilaminopurina) (0; 1,0; 2,0 e 4,0 mg L-¹) em combinações fatoriais. O meio de cultura suplementado com 1,0 mg L-¹ de 2,4-D e 1,0 mg L-¹ de BAP resultou na máxima porcentagem de indução de calos, em 100% dos explantes, e no maior peso fresco de calos, 2,125 mg. A curva de crescimento dos calos desta cultivar apresenta um padrão sigmoide, com seis fases distintas, sendo que a fase de desaceleração teve início após 21 dias após a inoculação. Por meio deste protocolo é possível o estabelecimento de suspensões celulares desta variedade, visando à produção de metabólitos secundários in vitro.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Maurício Reginaldo Alves dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1620
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pricianny_Galdino_Dissertacao_2015_2016.pdf690,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.