Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622
Título: Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica
Autor(es): Miranda, Patrícia Feitosa Basso
Palavras-chave: Matemática
Competências
Habilidades
Pesquisa-ação
Data do documento: 2016
Citação: MIRANDA, Patrícia Feitosa Basso.Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica. 2016. 80 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo destacar os principais conteúdos, competências e habilidades não assimiladas pelos alunos concluintes do 5º ano na disciplina de Matemática, segundo a percepção dos professores que lecionam no 6º ano e socializar os resultados obtidos juntamente aos professores das séries iniciais, tendo-se utilizado a pesquisa-ação como metodologia. A análise foi realizada junto às escolas públicas da cidade de Porto Velho – RO, e para tal, foi dividida em três etapas. A primeira etapa se deu com a confecção e aplicação de um questionário aos professores do 6º ano. Tal questionário objetivou averiguar as principais dificuldades dos alunos em relação às competências e habilidades na disciplina de Matemática que não foram assimiladas no Ensino Fundamental I. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com suporte do software EPI INFO versão 3.5.2. A segunda etapa se deu em razão da aplicação in loco de uma oficina com as professoras na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Carmosina, onde ocorreu a socialização dos dados e aplicação de atividades voltadas para a melhoria do ensino. Na última etapa foi aplicado outro questionário que visava avaliar dentre outros, o nível de satisfação a respeito das temáticas desenvolvidas na oficina, procurando incentivá-las a utilizar de tais práticas em sala de aula.
Descrição: Trabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.