Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Patrícia Feitosa Basso-
dc.date.accessioned2017-06-27T20:30:22Z-
dc.date.available2017-06-27T20:30:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMIRANDA, Patrícia Feitosa Basso.Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica. 2016. 80 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silvapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo destacar os principais conteúdos, competências e habilidades não assimiladas pelos alunos concluintes do 5º ano na disciplina de Matemática, segundo a percepção dos professores que lecionam no 6º ano e socializar os resultados obtidos juntamente aos professores das séries iniciais, tendo-se utilizado a pesquisa-ação como metodologia. A análise foi realizada junto às escolas públicas da cidade de Porto Velho – RO, e para tal, foi dividida em três etapas. A primeira etapa se deu com a confecção e aplicação de um questionário aos professores do 6º ano. Tal questionário objetivou averiguar as principais dificuldades dos alunos em relação às competências e habilidades na disciplina de Matemática que não foram assimiladas no Ensino Fundamental I. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com suporte do software EPI INFO versão 3.5.2. A segunda etapa se deu em razão da aplicação in loco de uma oficina com as professoras na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Carmosina, onde ocorreu a socialização dos dados e aplicação de atividades voltadas para a melhoria do ensino. Na última etapa foi aplicado outro questionário que visava avaliar dentre outros, o nível de satisfação a respeito das temáticas desenvolvidas na oficina, procurando incentivá-las a utilizar de tais práticas em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T19:45:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:29:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:29:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-27T20:30:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleMultiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básicapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.