Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1623
Título: Ensino da álgebra: uso da linguagem e do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básica
Autor(es): Bezerra, Aquiles Rocha Lira
Palavras-chave: Ensino de álgebra
Linguagem e Pensamento algébrico
Ferramentas de Aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: BEZERRA, Aquiles Rocha Lira. Ensino da álgebra: uso da linguagem e do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básica. 2016. 61 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de pós - graduação mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho analisa aspectos relevantes do ensino de álgebra, abordando principalmente o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico, e sua importância para a aquisição de habilidades e competências necessárias para o sucesso na aprendizagem matemática em outras áreas do conhecimento como, Física, Geografia e Química, durante o ensino fundamental e médio. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito do ensino de álgebra e também foi realizada uma pesquisa com docentes das disciplinas de Física, Geografia, Química e matemática, através de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de verificar o quanto a matemática, em especial o ensino de álgebra, é importante como ferramenta para a aprendizagem nas demais áreas e em matemática. Os dados recolhidos evidenciam as principais dificuldades apresentadas por alunos e professores durante o processo de ensino/aprendizagem e destacando a importância do saber matemático para a resolução de problemas relacionados às respectivas disciplinas.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, pólo da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Orientador: Prof. Dr. Flávio Batista Simão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1623
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf965,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.