Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1632
Título: Estruturação de um campo organizacional indígena em região de fronteira: o papel do empreendedor institucional
Autor(es): Medeiros, Daiane Oliveira
Palavras-chave: Empreendedorismo
Teoria Institucional
Indígena
Legitimidade.
Alto Rio Negro
Data do documento: 2016
Citação: MEDEIROS, Daiane Oliveira. Estruturação de um campo organizacional indígena em região de fronteira: o papel do empreendedor institucional. 2016. 88 f. Dissertação ( mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Administração - PPGMAD. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever o campo organizacional indígena de São Gabriel da Cachoeira/AM bem como evidenciar os empreendedores institucionais que fizeram parte do seu processo de estruturação. A abordagem teórica utilizada foi a teoria institucional sociológica, com especial ênfase no entendimento de estruturação de campos organizacionais. O empreendedorismo como influência para o desenvolvimento de uma região é considerado de suma importância e uma grande fonte de estudos para que se possa entender o contexto da mesma no seu processo de construção social. Para melhor compreender o êxito (ou não) desses empreendimentos locais como proposta de desenvolvimento, faz-se necessário perceber os diferentes contextos em que estão inseridos e, ainda, entender a capacidade de incentivo e legitimidade dessas ações. Assim, a proposta desta pesquisa baseia-se em investigar qual o nível de estruturação de campos organizacionais indígenas e em que medida o empreendedorismo institucional contribuiu para o atual quadro. No município de São Gabriel da Cachoeira/AM, na região do Alto Rio Negro, as associações são um dos grandes fatores que atuam diretamente na sustentação desse tipo de proposta de desenvolvimento social. Esta pesquisa analisa a importante contribuição do Empreendedorismo Institucional na figura dos atores sociais no que diz respeito à legitimidade de ações sociais, em uma região caracterizada pela diversidade, sendo considerado o município com maior número de indígenas no país. A pesquisa utilizou a metodologia de abordagem qualitativa, método de análise de conteúdo como tática para a investigação e como mecanismo de busca para a compreensão da realidade da região, com vista a contribuir para o entendimento de elementos transdisciplinares e busca conjunta de soluções adequadas para a melhoria dessas condições locais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração. Orientador: Carlos André da Silva Müller, Dr.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1632
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DAIANE OLIVEIRA MEDEIROS.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.