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Title: As causas de evasão sob o olhar do tutor no curso de licenciatura em artes visuais no âmbito do pró-licenciatura
Authors: Matter, Nely
Keywords: Licenciatura em Artes Visuais
Pró-Licenciatura
Educação a Distância
Evasão
Issue Date: 2016
Citation: MATTER, Nely. As causas de evasão sob o olhar do tutor no curso de licenciatura em artes visuais no âmbito do pró-licenciatura. 2016. 148 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Abstract: A educação a distância vem proporcionar a formação e a qualificação profissional, além de suprir as carências relacionadas ao acesso à educação no país. Para atender a formação de professores da rede pública em exercício, mas sem a devida qualificação, o Ministério da Educação criou, em 2004, o Programa Pró-Licenciatura, uma política pública com prioridade na formação de professores da rede pública da Educação Básica. Esta ação governamental desencadeou novas políticas governamentais de incentivo à criação de cursos de graduação a distância, incentivando e fortalecendo a modalidade EAD nas Instituições de Ensino Superior. Porém, um dos desafios que permeia todo o sistema educacional, também ocorre na EAD, qual seja: o fenômeno da evasão. Portanto, elegeu-se a evasão nos cursos de formação docente como recorte deste estudo. A questão norteadora da pesquisa emerge a partir do contexto, nos seguintes termos: em que consistem as causas que concorreram para a evasão dos graduandos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, no âmbito do Pró-Licenciatura Fase II, do polo de Porto Velho/Rondônia? A pesquisa ocorreu em três etapas: uma inserção bibliográfica sobre evasão, identificando alguns teóricos que serviram de base para nosso estudo, como Biazus (2004), Abbad, Carvalho e Zerbini (2006), Campello e Sousa (2008), Oliveira et al. (2013), Maia e Meirelles (2005), Favero (2006), Pacheco (2007), Baggi e Lopes (2011), Lobo (2012), Bittencourt e Mercado (2014) e Moreira et al. (2013). A análise documental e a entrevista foram baseadas em Bogdan e Biklen (1994), e a interpretação dos dados na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir do aporte teórico, a construção textual aborda, inicialmente, as ações das políticas públicas que fomentam programas de formação de professores, os quais são influenciados pela constante evolução tecnológica a alterar seu perfil de educador, assumindo-se como um eterno aprendiz, uma vez que a era digital requer um processo de formação permanente; nesse contexto, surge o professor arte-educador, que atua na área de arte e exerce a polivalência das linguagens da arte. A coleta de dados dos sujeitos tutores, presenciais e à distância, transcorreu no período entre fevereiro e março de 2016. Os resultados encontrados na literatura sinalizaram que as causas da evasão são diversas, identificadas por causas internas e externas, aqui apontadas de elevado índice, atingindo 84% de evasão no curso. Na análise dos dados, os fatores recorrentes foram a falta de tempo, a habilidade tecnológica, a incompatibilidade com a modalidade a distância, e o interesse pessoal do aluno. Diante desta realidade, concluiu-se, com base nos referenciais dos tutores, que, no ensino EAD, em detrimento da especificidade da modalidade a distância e da virtualização do ensino, três grandes desafios precisam ser vencidos pelo aluno: superar o isolamento nos estudos, dominar as ferramentas tecnológicas e desenvolver a autonomia responsável. Para tanto, requer o uso de metodologias colaborativas, com o equilíbrio das ações pedagógicas e administrativas, e reais práticas educativas relacionadas à EAD para combater a evasão no ensino superior à distância.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação do Núcleo de Ciências Humanas para conclusão de curso e obtenção do título de Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Orientadora: Profª. Drª. Aparecida Luzia Alzira Zuin
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1633
Appears in Collections:PPGE/PVH - Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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