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dc.contributor.authorSilva, Vanderleia Barbosa da-
dc.date.accessioned2017-06-29T19:59:44Z-
dc.date.available2017-06-29T19:59:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Vanderleia Barbosa da. As tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2016. 140 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1636-
dc.descriptionDissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação.Orientador: Prof. Dr. José Lucas Pedreira Buenopt_BR
dc.description.abstractA sociedade têm passado por mudanças, a partir da expansão e ampliação das tecnologias digitais, reconfigurando as relações culturais, os modos de interação nas famílias, escolas, mercado de trabalho, a formação de professores, o processo de ensino e aprendizagem, entre outras. No âmbito educacional, as tecnologias digitais se inserem nas instituições educativas, por meio da compra individual de professores e estudantes ou pelos projetos e programas governamentais, que possibilitam a aquisição de tecnologias digitais nas escolas. Essas tecnologias digitais nas escolas têm exigido que os professores sejam formados para atender às novas demandas do processo educativo escolar. Diante dessas perspectivas, a questão norteadora que mobilizou este estudo foi: em que medida as tecnologias digitais estão sendo aplicadas à formação no Ensino Superior dos professores indígenas? Essa indagação suscitou o objetivo de investigar as tecnologias digitais, aplicadas à formação no Ensino Superior dos professores indígenas. Para alcançar tal objetivo geral foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) analisar se a Matriz curricular do curso de Licenciatura Básica em Educação Intercultural comtempla o uso das tecnologias digitais na formação; b)verificar quando os acadêmicos indígenas começaram utilizar as tecnologias digitais na educação escolar; c) identificar as habilidades que são oferecidas no processo de formação dos professores indígenas para o uso das tecnologias digitais na educação escolar indígena. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, junto à abordagem qualitativa de natureza básica. E como procedimentos metodológicos foram realizadas observações diretas no local da pesquisa, entrevistas semiestruturadas com dez acadêmicos do curso de Licenciatura Básica de Educação Intercultural e dois professores sendo que, posteriormente às oitivas, na forma de dados coletados, foram transcritas e analisadas. A apreciação dos dados se deram por meio da análise de categoria temática. Os resultados do estudo evidenciam que as tecnologias digitais têm sido utilizadas no processo de formação dos acadêmicos e acadêmicas indígenas, principalmente com aplicação de atividades práticas. Os entrevistados relatam que as tecnologias digitais são importantes para a formação docente e que a universidade se caracteriza como o principal espaço de inclusão digital para os acadêmicos indígenas. As falas dos entrevistados apresentam que, durante a formação no ensino superior, foram adquiridas habilidades para utilização das tecnologias digitais, como: aprendendo a manusear e utilizá-las para a formação; a divulgação da cultura, suas lutas e reivindicações; e produção de materiais didáticos. A pesquisa mostra que a formação do professor indígena tem passado por várias conquistas, mas que ainda há vários aspectos que precisam ser repensados, melhorados e investigados, para utilização das tecnologias digitais na educação escolar indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-29T19:58:32Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VANDERLEIA BARBOSA DA SILVA.pdf: 1605931 bytes, checksum: da5d2bbeabf84da7a742b1c8179c202c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-29T19:59:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VANDERLEIA BARBOSA DA SILVA.pdf: 1605931 bytes, checksum: da5d2bbeabf84da7a742b1c8179c202c (MD5)en
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dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectFormação de professores indígenaspt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais na formação de professores indígenas do curso de licenciatura em educação básica intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondôniapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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