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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Angélica Viriato Ortiz | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T18:54:02Z | - |
dc.date.available | 2017-07-03T18:54:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Angélica Viriato Ortiz. Conselho escolares na rede pública estadual de ensino de Rondônia: institucionalização, limotes e contribuições na construção da gestão democrática. 2016. 169 F. Dissertação de ( Mestrado )- Programa de Pós- Graduação Mestrado Stricto Sensu em Educação. Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1640 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação, vinculado ao Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para a obtenção da qualificação de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba | pt_BR |
dc.description.abstract | Os preceitos legais da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º 9.394/96, da Lei n.º 3018/2013 - Lei da Gestão Democrática na Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia, pressupõem a garantia de gestão democrática para a escola pública com autonomia pedagógica e financeira, tomadas de decisões via processos coletivos com transparência e participação da comunidade escolar em Conselhos Escolares. Deste modo, propõe-se investigar o processo de institucionalização dos Conselhos Escolares na Rede Pública Estadual de Ensino em Rondônia, suas contribuições na gestão da escola e os fatores limitantes de seu fortalecimento. O referencial teórico utilizado para dar sustentação às discussões e análises contemplou questões sobre: a) Estado e democracia no contexto das políticas públicas; b) Políticas educacionais de gestão democrática no Brasil; c) Conselhos Escolares no Brasil, caracterizando os fundamentos históricos, legais e conceituais e Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por considerar as contradições do objeto de estudo em seu contexto e envolver o pesquisador diretamente no campo de estudo. Para obtenção dos dados optou-se por: pesquisa documental em relatórios de gestão da Secretaria de Estado de Educação de Rondônia e legislação específica do Governo do Estado de Rondônia; entrevistas semiestruturadas com o coordenador Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e 12 (doze) técnicos que atuam na SEDUC - RO e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs); e questionários com 51 (cinquenta e um) conselheiros escolares de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia nos municípios de Porto Velho, Buritis e Pimenta Bueno. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016) que direcionou a organização dos dados em categorias de análise. Os resultados apresentam as estratégias de planejamento/práticas organizacionais da Secretaria de Estado da Educação para a institucionalização e fortalecimento dos Conselhos Escolares, as contribuições na gestão democrática da escola e os condicionantes sociais, culturais, institucionais e econômicos que se caracterizam como limitadores da autonomia da escola, da prática de participação social e do fortalecimento da política dos Conselhos Escolares e construção da gestão democrática na escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-07-03T18:53:13Z No. of bitstreams: 1 D9ISSERTAÇÃO ANGELICA VIRIATO ORTIZ ALVES.pdf: 2397358 bytes, checksum: c2c23d8322a135fd9ed8595a7edcdfef (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-03T18:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D9ISSERTAÇÃO ANGELICA VIRIATO ORTIZ ALVES.pdf: 2397358 bytes, checksum: c2c23d8322a135fd9ed8595a7edcdfef (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Conselhos Escolares | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.title | Conselho escolares na rede pública estadual de ensino de Rondônia: institucionalização, limotes e contribuições na construção da gestão democrática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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