Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1643
Title: Programa "além das letras": um estudo sobre a formação de professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Ariquemes-RO
Authors: Patrícia, Márcia Ângela
Keywords: Formação de Professores alfabetizadores
Políticas públicas
Mercantilização/terceirização
Issue Date: 2015
Citation: PATRÍCIA, Márcia Ângela. Programa "além das letras": um estudo sobre a formação de professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Ariquemes-RO. 201. 124 f. Dissertação ( Mestrado )- Programa de Pós- Graduação Mestrado em Educação. Universidade Federal de Rondônia -UNIR, Porto Velho, 2015.
Abstract: A partir da institucionalização do Guia de Tecnologias Educacionais (2011/2012) a atual política pública do MEC concede ao terceiro setor, por meio de institutos e ONGs, a autorização para a oferta da formação continuada. Nesse contexto, insere-se o programa “Além das Letras” compondo o rol de cursos que podem ser “contratados” pelos municípios por meio da parceria entre público e privado, para cumprir as metas referentes à melhoria na qualidade educacional descrita em documentos oficiais como a LDB 9.394/96, a Rede Nacional de Formação continuada de Professores e o Plano de Desenvolvimento da Educação. O programa tem por objetivo investir na formação das equipes técnicas das Secretarias de Educação, para que esses formadores locais invistam, por sua vez, nos coordenadores pedagógicos das unidades escolares, contribuindo para a constituição de espaços de formação permanente. Tendo como ponto de partida o que está previsto no curso acima mencionado, a questão problematizadora dessa investigação foi: até que ponto o programa de formação continuada “Além das Letras” tem promovido mudanças na prática pedagógica dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Ariquemes-RO? Correspondente a essa indagação, o objetivo geral do referido estudo consiste em analisar em que medida o programa de formação continuada “Além das Letras” tem provocado mudanças na prática pedagógica dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Ariquemes-RO. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, a qual teve duas fases: a bibliográfica e o estudo empírico. Para o levantamento dos dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada, gravada. Foram sujeitos desse estudo 03 coordenadoras pedagógicas e 08 professoras alfabetizadoras. A pesquisa em pauta foi realizada no primeiro semestre de 2015, tendo como lócus da pesquisa 03 escolas municipais de Ariquemes-RO. Os resultados indicam que as mudanças nas vozes das coordenadoras pedagógicas e das professoras alfabetizadoras, são traduzidas sob a forma de um planejamento sistematizado das atividades pedagógicas, as quais abrangem conhecimentos relacionados ao trabalho com as sequências didáticas, os projetos didáticos, as modalidades organizativas dos conteúdos, a produção textual, o diagnóstico dos níveis em que os alunos se encontram no processo de aquisição da leitura e da escrita, e a rotina de leitura em voz alta realizada pelo professor. Mediante tais resultados, conclui-se que as coordenadoras pedagógicas e as professoras alfabetizadoras, visualizam o referido processo como uma relevante iniciativa do município, na busca de um aperfeiçoamento na qualidade dos seus profissionais. Nessa ótica, não conseguem perceber que por trás de iniciativas como essa, estão implícitos interesses lucrativos, beneficiando o terceiro setor, escamoteando assim, de forma silenciosa, a mercantilização da formação continuada de professores.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, no Núcleo de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.Orientadora: Profª. Dra. Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1643
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MARCIA ANGELA.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.