Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1650
Título: Desenvolvimento urbano e sustentabilidade: uma análise sobre os indicadores de qualidade ambiental no municipal de Cacoal-Rondônia
Autor(es): Almeida, Juscidalva Rodrigues de
Nunes, Adriana Cristina da Silva
Palavras-chave: Mapeamento
Planejamento Urbano
Áreas Verdes
Paisagem e Sustentabilidade
Data do documento: 2017
Citação: ALMEIDA, Juscidalva Rodrigues de. Desenvolvimento urbano e sustentabilidade: uma análise sobre os indicadores de qualidade ambiental no municipal de Cacoal-Rondônia . 2017. 111 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós- Graduação Mestrado em Geografia. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho. 2017.
Resumo: As áreas verdes são um componente utilizado com indicador de sustentabilidade ambiental de suma importante e essencial na paisagem urbana. Além da função paisagística, proporciona diversos benefícios à população, como melhor qualidade de vida. Nos últimos anos as consequências da degradação ambiental têm sido observadas com mais intensidade na cidade de Cacoal, como resultado de uma tendência acelerada do aumento da população e ocupação desordenada, desprovida de planejamento urbano interferindo assim na criação e preservação da vegetação urbana. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar áreas verdes urbana de Cacoal a partir dos indicadores ambientais com vista na sustentabilidade e desenvolvimento urbano para traçar estratégias de planejamento com base no método integrativo sistemático. Para análise, utilizaram-se os indicadores ambientais de áreas verdes: a cobertura vegetal urbana de Cacoal; a distribuição espacial dessas áreas; as condições ambientais das áreas verdes (com relação ao desenvolvimento no período de 2000 a 2016); os tipos de pressão antrópicas sobre a vegetação urbana, bem como o indicador de áreas verdes utilizáveis na cidade por meio de mapeamento das áreas verdes no perímetro urbano do município de Cacoal, levando em consideração as propostas metodológicas de planejamento urbano Identificando as medidas governamentais para criação e preservação da vegetação urbana. Os procedimentos metodológicos procederam-se por meio da Revisão Intregativa Sistemativa-RIS e pesquisa de campo a partir da base de dados georeferenciados da área urbana do município de Cacoal. Os resultados da análise da paisagem quanto ao desenvolvimento urbano e sustentabilidade demostram que Cacoal se encontra em pleno processo de expansão da área urbana. Nos últimos 10 anos foram criados 20 bairros novos totalizando 39, além de novos projetos de loteamentos em fase de implantação. Com estes novos bairros possibilitou-se a criação de novas áreas verdes na cidade apresentando um total de 476.835,55m² de áreas verdes públicas urbanas. Mesmo assim o índice de áreas verdes de Cacoal é 6,73m² por habitantes, sendo que o recomendado pela ONU é 12m²/habitante. A associação da sociedade brasileira de arborização recomenda que seja destinado 15m²/habitante, considerando o número de habitantes de cada cidade. Assim, Cacoal com 69.780, apresenta um índice baixo. No que se refere às condições ambientais das áreas verdes 306, 769m² estão degradadas por pressões antrópicas, como desflorestamento para construções de moradias. Os estudos de revisão intregativa sistemática evidencia a importância das áreas verdes para o equilíbrio ambiental da cidade, mostram ainda que os problemas aumentam quando não há a preocupação de planejar os espaços urbanos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Geografia.Orientadora: Profª. Dra. Adriana Cristina da Silva Nunes Coorientação: Prof. Dr. Dorisvalder Dias Nunes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1650
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE DALVA 2017. pdf.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.