Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/166
Título: Influência das endoparasitoses no rendimento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da escola Santa Lúcia no Município de Monte Negro-RO
Autor(es): Souza, Fernanda Morais de Oliveira
Palavras-chave: Endoparasitoses
Rendimento escolar
Dificuldades na aprendizagem
Data do documento: 2013
Citação: SOUZA, Fernanda Morais de Oliveira. Influência das endoparasitoses no rendimento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da escola Santa Lúcia no Município de Monte Negro-RO. 2013, 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar se os alunos das séries iniciais (1º ao 6º ano) do ensino fundamental da escola Santa Lúcia contaminados por endoparasitas tem o seu rendimento escolar prejudicado. O parasitismo assim definido por Pessoa (1982) é uma relação de associação entre parasitas e hospedeiros, geralmente esta associado, ocorre de forma equilibrada, mas geralmente esta associação vem causando danos ao hospedeiro. As crianças são consideradas o principal alvo de contaminação por parasitoses, sendo a falta de higiene o maior vilão, ainda pode ser destacado o manejo com alimentos de forma descuidada, a falta de saneamento básico é indicada como um dos fatores que permitem tal contaminação. No estudo dos endoparasitas foram selecionados dois grupos: protozoários e helmintos, no grupo dos protozoários foi trabalhado com o filo sarcomastigophora incluindo dois subfilos; Sarcodina (as amebas) e masthigophora (giárdia). No grupo dos helmintos (também definidos como metazoários) foi trabalhado com o filo nematelminto, este filo agrupa os vermes cilíndricos. Para tal pesquisa foi necessário fazer coletas de material de fezes para análise laboratorial. Foram analisadas 44 amostra de fezes. Das amostras analisadas 31 tiveram o resultado negativo para parasitoses, onde 18 negativos para o sexo masculino e 13 negativos para o sexo feminino, nos positivos, 07 masculino e 06 feminino, foram detectadas as espécies de Ancilostomídeos, Ascaris Lumbricóides, Entamoeba coli, Endolimax nana, Giárdia Intestinalis e Trichocephalus Trichiurus. Dos 13 resultados positivos foram Endolimax Nana, 24% giárdia intestinalis, 19% Entamoeba coli, 10% Ancilostomideos e 9% de Ascaris Lumbricóides e Thichocephalus Trichiurus. Dos 13 resultados positivos foram solicitados exames de hemograma, 03 exames de alunos apresentaram anemia leve. Dos 05 alunos contaminados por Giárdia Intestinalis, 04 apresentaram alguma dificuldade no processo de aprendizagem, dos 06 alunos contaminados por Endolimax nana, 04 apresentaram algum tipo de dificuldade, observando ainda que 02 alunos contaminados por Ancilostomideos apresentaram um atraso significativo no grau de escolaridade quando comparado a idade escolar. Observou-se que houve uma maior frequência Endoparasitoses quando protozoários do que por helmintos, principalmente Endolimax de nana e Giárdia Intestinalis. Em relação à anemia os resultados foram satisfatórios sendo poucos resultados acusando anemia. Não foi observada relação entre desnutrição e frequência de Endoparasitoses. Foi detectado correlação entre Endoparasitoses e retardo no rendimento escolar.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/166
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Fernanda Morais de Oliveira.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.