Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/169
Title: | Brinquedo desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos |
Authors: | Silva, Kelly Freire da |
Keywords: | Brinquedo Desenvolvimento Aprendizagem Mediação Pedagógica |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SILVA, Kelly Freire da. Brinquedo desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos. 2013, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013. |
Abstract: | Este estudo monográfico tem como objetivo mostrar o funcionamento do brinquedo para o desenvolvimento da criança à luz da pedagogia histórico-crítica. Por meio da experiência pedagógica desenvolvida em duas instituições do município. A fim de demonstrar a real função do brinquedo como objeto de mediação para o desenvolvimento de habilidades físicas, habilidades motoras e cognitivas. Os resultados apresentados foram bem consistentes com a meta sugerida destacando-se melhor as crianças que utilizam estratégias para alcançar um bom desempenho. Para tanto adotou-se como metodologia a ação participativa no contexto escolar, com roteiro de entrevista semiestruturada para o professor e coordenador, questionário estruturado aos pais das crianças, ficha de avaliação dos brinquedos e vídeos, a fim de adquirir o maior número de informação possível para entender o contexto das crianças participantes. Antes de analisar os resultados, conclui-se que o brinquedo tem grande contribuição para o desenvolvimento da criança sob a intervenção pedagógica. |
Description: | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/169 |
Appears in Collections: | DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Silva, Kelly F. da.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.