Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/169
Title: Brinquedo desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos
Authors: 
Silva, Kelly Freire da
Keywords: Brinquedo
Desenvolvimento
Aprendizagem
Mediação Pedagógica
Issue Date: 2013
Citation: SILVA, Kelly Freire da. Brinquedo desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos. 2013, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Abstract: Este estudo monográfico tem como objetivo mostrar o funcionamento do brinquedo para o desenvolvimento da criança à luz da pedagogia histórico-crítica. Por meio da experiência pedagógica desenvolvida em duas instituições do município. A fim de demonstrar a real função do brinquedo como objeto de mediação para o desenvolvimento de habilidades físicas, habilidades motoras e cognitivas. Os resultados apresentados foram bem consistentes com a meta sugerida destacando-se melhor as crianças que utilizam estratégias para alcançar um bom desempenho. Para tanto adotou-se como metodologia a ação participativa no contexto escolar, com roteiro de entrevista semiestruturada para o professor e coordenador, questionário estruturado aos pais das crianças, ficha de avaliação dos brinquedos e vídeos, a fim de adquirir o maior número de informação possível para entender o contexto das crianças participantes. Antes de analisar os resultados, conclui-se que o brinquedo tem grande contribuição para o desenvolvimento da criança sob a intervenção pedagógica.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/169
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Kelly F. da.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.