Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1691
Título: Saas- sistema de acompanhamento e avaliação de cursos ead: o caso do instituto federal de Rondônia, ciência e tecnologias de Rondônia - ifro
Autor(es): Silva, Jeferson Cardoso da
Barros, Josemir Almeida
Palavras-chave: SAAS
Rede e-Tec
Educação à Distância
Avaliação da Aprendizagem
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Jeferson Cardoso da. Saas- sistema de acompanhamento e avaliação de cursos ead: o caso do instituto federal de Rondônia, ciência e tecnologias de Rondônia - ifro. 2017. 167 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: O ingresso a um sistema educativo eficaz e qualificado é um direito fundamental do indivíduo previsto pela legislação brasileira (BRASIL, 1988; 1996). Justificamos a relevância da pesquisa ressaltando que a falta de uma educação de qualidade pode acarretar um desenvolvimento incapaz de suprir as necessidades básicas enquanto cidadão e pessoa humana. A problemática da pesquisa refere-se até que ponto a intervenção dos coordenadores de polo, tutores presenciais e à distância podem auxiliar no aumento da participação dos alunos na pesquisa do SAAS nos cursos EAD do IFRO campus Porto Velho Zona Norte? Neste sentido, emergiu o objetivo geral que foi investigar até que ponto a intervenção dos coordenadores de polo, tutores presenciais e à distância podem auxiliar no aumento da participação dos alunos na pesquisa do SAAS nos cursos EAD do IFRO campus Porto Velho Zona Norte. A presente pesquisa tratou-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005) em virtude de sua estreita relação com a realidade e participação direta dos pesquisadores. A pesquisa-ação se confirmou por meio do contato intenso com os colaboradores da pesquisa, fazendo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) como a troca de mensagens no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), email, grupos de redes sociais e via telefone, em virtude das condições geográficas em que os Polos EAD do IFRO campus Porto Velho Zona Norte estão dispostos no Estado. Foi utilizada para coleta de dados a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas visando conhecer e compreender os colaboradores da pesquisa. Os dados foram analisados com base em procedimentos interpretativos, tendo como referência a análise de conteúdo (BARDIN, 1979). Analisamos também, as informações dos estudantes acerca da pesquisa do SAAS nos anos de 2014/2 e 2015/1 para demonstrar que tais resultados estavam sendo desconsiderados enquanto ferramenta auxiliar na tomada de decisão dos gestores da EAD. Os resultados sugerem que após a intervenção dos coordenadores de polo, tutores presenciais e à distância houve um aumento significativo na participação dos alunos na pesquisa do SAAS.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Josemir Almeida Barros.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1691
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-JEFERSON - DEFESA- VERSAO-FINAL.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.