Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1695
Título: Matrizes, determinantes e polinômios: aplicações em códigos em corretores de erros, como estratégias motivacional para o ensino de matemática
Autor(es): Carvalho, Sézani Morais de
Palavras-chave: Matrizes
Determinantes
Polinômios
Estruturas Algébricas
Códigos Corretores de Erros
Data do documento: 2014
Citação: CARVALHO, Sézani Morais de. Matrizes, determinantes e polinômios: aplicações em códigos em corretores de erros, como estratégias motivacional para o ensino de matemática. 2014. 166 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós - Graduação e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia -UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: Este trabalho consiste em um material de apoio aos professores de matemática atuantes nas séries finais do ensino médio, bem como para os alunos concluintes desse ciclo da educação básica, que desejem aprofundar seus conhecimentos. Inicialmente, abordamos neste texto os fatores motivadores para a construção deste material de apoio. Em seguida apresentamos os conteúdos de matrizes, determinantes e polinômios, que estão presentes no currículo da disciplina de matemática no ensino médio. São apresentadas também as estruturas algébricas elementares que, embora não façam parte dos currículos de matemática na educação básica, aparecem parcialmente desde o ensino fundamental mesmo que de forma implícita nessa disciplina. Por fim, apresentamos as aplicações desses conteúdos matemáticos na teoria dos códigos corretores de erros, que é foco deste trabalho, além de um rol de atividades propostas sobre os conteúdos abordados.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientador: Prof. Dr. Tomás Daniel Menéndez Rodriguez.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1695
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO SÉZANE MORIAS.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.