Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1696
Título: Diáspora, deslocamentos e identidade em como fazer amor co um negro sem se cansar de Dany Laferriére
Autor(es): Soares, Karla Andrea Cândido Rêgo
Palavras-chave: Dany Laferrière
Deslocamentos
Diáspora
Identidade
Negro
Data do documento: 2016
Citação: SOARES, K. A. C. R. Diáspora, deslocamentos e identidade em como fazer amor co um negro sem se cansar de Dany Laferriére. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho analisa a constituição do negro da diáspora, a partir do olhar do colonizador, refletindo como a literatura explora a subjetificação, os aspectos identitários, sociais e políticos vivenciados pelo negro em processo de diáspora, fazendo um contraponto com a obra Como fazer amor com um negro sem se cansar (2012), de Windsor Kléber Laferrière, escritor haitiano, radicalizado quebequense, primeiro romance do autor que faz parte de uma coleção de 10 livros da sua autobiografia americana. A pesquisa usou de recortes teóricos do conceito de hibridização, desterritorialização, assim como dos estudos Pós-Coloniais fundamentados por Frantz Fanon (2005 e 2008), Albert Memmi (1989), Afredo Bosi (1992), Stuart Hall (2003), Homi Bhabha (1998), Bonnici (2000 e 2009), entre outros, que exploram o conceito de cultura, a diáspora e identidade cultural. Analisamos a representação da identidade do negro na diáspora, de suas manifestações culturais, da concepção de sujeito construída e assumida nesse processo diaspórico, que passam de certa forma a determinar e hibridizar as identidades assumidas por esse sujeito, uma vez que essa identidade cultural vai ser parte de suas relações e das interações que compartilha historicamente. Trata-se de uma hegemonia de valores, que esse sujeito compartilha com a sociedade que o acolhe, estabelecendo parâmetros de interligações entre sua cultura e a do Outro, falando de um ‘entre lugar’ segundo Homi Bhabha (1998). Para a explanação da referida obra, serão utilizadas as ideias de diáspora, identidade e deslocamentos, proposta por Hall em Identidade Cultural na pós-modernidade, de onde pode-se discutir a identidade que o sujeito assume nessas múltiplas inter-relações do sujeito na diáspora, observando-se que a identidade de um sujeito não é marcada pelas suas diferenças, mas pelas relações e culturas que compartilha e divide com o Outro. Com isso, o objetivo da pesquisa está em explorar a literatura, as interações, a identidade cultural e a resistência do povo haitiano nesse processo de diáspora.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1696
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO KARLA ANDRÉIA.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.