Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/170
Título: O ensino de matemática na educação de jovens e adutos: um olhar para o município de Monte Negro-RO.
Autor(es): 
Miranda, Patrícia Santos de
Palavras-chave: Ensino de matemática
Educação de Jovens e Adultos
Contexto do Ensino
Data do documento: 2013
Citação: MIRANDA, Patrícia Santos de. O ensino de matemática na educação de jovens e adutos: um olhar para o município de Monte Negro-RO. 2013, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Resumo: O presente trabalho consiste em identificar o contexto do Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Monte Negro/RO. O enfoque principal se deu na formação docente, estrutura dos cursos, organização e delimitações pedagógicas para o ensino de matemática nessa modalidade de ensino. Dentre os tópicos supracitados fora esmiuçado: área de formação, tempo de experiência, cursos de capacitação, estrutura física, materiais pedagógicos, planejamentos, o trabalho desenvolvido pela coordenação e supervisão, base teórica que fundamenta a prática docente, facilidades e dificuldades de ensinar matemática para esse público. O texto está disposto em quatro capítulos. No intuito de aprimoramento científico, focalizou-se uma pesquisa acerca do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos. Sabendo da abrangência de possibilidades estabeleceu-se o município de Monte Negro/RO. Tanto o ensino de matemática quanto a EJA, comumente, têm sido pensados para atender os objetivos capitalistas de preparação da classe trabalhadora para o mercado de trabalho. A investigação aconteceu por meio de pesquisa bibliográfica no primeiro momento e no segundo momento pesquisa de campo, na qual foi realizada uma entrevista gravada, utilizando-se de questionário semiestruturado com professores que ministram aulas de matemática na EJA, sendo dois professores da escola estadual e dois professores da escola municipal. Identificaram-se alguns aspectos positivos e outros que necessitam maior empenho. A formação básica juntamente com a superior são desafios a serem superados.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Profª. Ms. Eliéte Zanelato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/170
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miranda, Patricia Santos de.pdf549,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.