Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1702
Título: Uma doença silenciosa: as hepatites virais na população indígena Wari, Guajará-Mirim, Rondônia
Autor(es): Feitosa, Rosana Ramalho
Palavras-chave: Hepatites virais
Wari
Saúde indígena
Data do documento: 2012
Citação: FEITOSA, R. R. Uma doença silenciosa: as hepatites virais na população indígena Wari, Guajará-Mirim, Rondônia. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar e descrever o processo de reconhecimento das hepatites pelos participantes da realização do inquérito sorológico para hepatites virais entre os Wari’ de Guajará-Mirim, Rondônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa e do tipo análise de discurso e documental, com base na Teoria das Representações Sociais, relacionando os dados encontrados com o discurso de cada participante e os registros existentes em trabalhos anteriores acerca do assunto. Os principais instrumentos de pesquisa foram a utilização de roteiro de entrevista com gravador de áudio digital, análise de documentação institucional de órgãos envolvidos e busca em sites de notícias e revistas indexadas. Enfatizou-se a população indígena Wari’ e o esforço interinstitucional como foco de trabalho, questionando os achados quanto à comunicação e encaminhamentos realizados. Como principal questão abordou-se os inquéritos sorológicos para hepatites virais nesta populações, visto ser um episódio que reuniu diversos órgãos em um esforço conjunto de solução do problema. Neste sentido, a principal contribuição desta pesquisa é alertar os planejadores e executores de políticas em saúde que as intervenções simplista e naturalizadas estão fadada ao fracasso.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1702
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ROSANA RAMALHO.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.