Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1723
Título: O ensino das funções exponenciais e logaritmicas com a utilização da planilha Excel na forma de aplicativo
Autor(es): Bezerra, Vicente Ferrer Trajano
Silva, Marinaldo Felipe da
Palavras-chave: Matemática
Física
Função Exponencial
Função Logarítmica
Interdisciplinaridade
Ensino
Data do documento: 2014
Citação: BEZERRA, Vicente Ferrer Trajano. O ensino das funções exponenciais e logaritmicas com a utilização da planilha Excel na forma de aplicativo. 2014. 78 f. Dissertação ( Mestrado )-Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequencia de desafios e atividades interdisciplinares com o objetivo de proporcionar o ensino e aprendizagem de aplicações das funções exponenciais e logarítmicas por meio de aplicativos elaborados em planilhas eletrônicas Excel. Visa ainda investigar o uso de tal ferramente no dia a dia da sala de aula, entre o público alvo do trabalho, no caso, alunos do 1° ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste. E ao mesmo tempo propõe situações-problema desafios para o aprendizado consistente desse tipo de função. Essa abordagem encontra respaldo nos PCN's (Parâmetro Curriculares Nacionais) ao trabalho com resolução de problemas. A fundamentação teórico-metodológico se embasou nos princípios da Engenharia Didática e a metodologia empregada tomou como base os fundamentos da pesquisa qualitativa. os alunos não foram identificados e os dados foram coletados por meio de pré-teste, pós-teste, participação nas atividades didáticas e fichas de avaliação que serviam para embasar e fundamentar a pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional-PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do titulo de mestre em Matemática Profissional, sob orientação do Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1723
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO VICENTE FERRER TRAJANO BEZERRA.pdf7,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.