Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1729
Título: A leitura na graduação em Letras: por uma constante preocupação com a formação de leitores
Autor(es): Costa, Sirlaine Galhardo Gomes
Verceze, Rosa Maria Aparecida Nechi
Palavras-chave: Graduação em Letras
Leitura
Biblioteca Universitária
Data do documento: 2016
Citação: COSTA, Sirlaine Galhardo Gomes. A leitura na graduação em Letras: por uma constante preocupação com a formação de leitores. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Letras. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Esta pesquisa visou identificar o hábito de leitura dos estudantes dos Cursos de Letras - UNIR, campus de Porto Velho/RO e discutir o vínculo da utilização da Biblioteca Universitária com a formação do leitor crítico no período acadêmico. Com foco nas interpretações de Chartier (1994; 2001; 2009), que afirma ser a leitura uma apropriação, invenção, produção de significados, pois é no processo de construção dos sentidos e interpretação de textos que a leitura permite utilizar a relação dialógica que envolve o dizer do outro; de Silva (1999; 2010) ao enfatizar que a leitura permite a liberdade de interpretação à medida em que os leitores, no ato de ler, enriquecem-se mutualmente ao dialogar com o autor do texto, com justificativa e debates constantes, criando a sua criticidade pelo contexto das obras e pelos conhecimentos prévios do leitor; de Becker (2008) que apresenta o letramento como o ato de ler e escrever, deixando de ser uma técnica "mecanizada", passando por um aperfeiçoamento, o que por sua vez trouxe para o indivíduo que aprende a usá-las, consequências sociais, políticas, culturais, econômicas, cognitivas e linguísticas. Por fim, Bourdieu (2013), que nos fornece uma contribuição sobre o público feminino quando verifica as características específicas da mulher inserida na sociedade como um grupo, influenciando economicamente na desvalorização profissional das funções caracterizadas como femininas. A metodologia se constituiu de um questionário com 42 perguntas de múltiplas escolhas, em que obtivemos 77 informantes, com o objetivo de levantar informações sobre o perfil social, interesses profissionais e literários e trajetória no conhecimento literário e leitura como lazer, além do seu conhecimento sobre a função de uma Biblioteca Universitária. Os resultados indicaram que os acadêmicos dos Cursos de Letras pesquisados, são leitores, pois leram antes de ingressar no ensino superior e utilizaram o espaço físico da Biblioteca Central "Prof. Roberto Duarte Pires" para consultas acadêmicas, descanso e estudo, não fazendo uso para leitura prazer, ao mesmo tempo em que se identificam com a formação acadêmica e profissional desses cursos. Por fim, propusemos que os projetos de extensão devem ser inseridos nos planejamentos das ações culturais da Biblioteca Central, com foco na integração do público interno e externo da UNIR.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito à obtenção ao grau de Mestre em Letras. Orientadora: Profª. Drª. Rosa Maria Aparecida Nechi Verceze.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1729
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sirlaine para defesa final (4).pdfSirlaine Galhado Gomes Costa 1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.