Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Gloria de Lourdes Silva de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-07-26T20:47:06Z-
dc.date.available2017-07-26T20:47:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMELO, Glória de Lourdes Silva de Oliveira. Interface entre a linguística e a alfabetização infantil em escolas públicas de Porto Velho/RO. 2016. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Letras. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1734-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa Mestrado Acadêmico em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras. Linha de pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens. Orientadora: Professora Doutora Maria do Socorro Dias Loura Jorrin.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo do tipo etnográfico sobre a interface entre a Linguística e a alfabetização infantil em quatro escolas públicas de Porto Velho, RO. O estudo é relevante porque, considerando os índices do ainda presente analfabetismo na história do Brasil e do baixo alfabetismo funcional, coloca em questionamento como a Linguística tem sido contemplada na alfabetização e letramento escolar das crianças, em especial, se os usos sociais da língua são abordados, a fim de potencializar suas habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Dessa forma, o trabalho encontra-se organizado para responder ao seguinte problema de pesquisa: Considerando os usos sociais da língua, que contribuições da Linguística são contempladas no processo de ensino e aprendizagem das crianças? Assim, foi estabelecido como objetivo descrever e analisar como os professores do município de Porto Velho (que foram sujeitos da pesquisa) têm abordado a Linguística na alfabetização/letramento escolar Os resultados evidenciaram a marginalização da variação linguística e das práticas de oralidade nas situações didáticas, além da constatação de que o letramento autônomo é priorizado, mas a funcionalidade da língua é minimamente percebida, apesar de as escolas que compuseram a pesquisa estarem inseridas institucionalmente no alfabetizar letrando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-07-26T20:07:54Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdf: 3927946 bytes, checksum: 3a2f3dc6c3c2375e8b07f429af91ce4c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-07-26T20:46:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdf: 3927946 bytes, checksum: 3a2f3dc6c3c2375e8b07f429af91ce4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-26T20:47:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdf: 3927946 bytes, checksum: 3a2f3dc6c3c2375e8b07f429af91ce4c (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleInterface entre a linguística e a alfabetização infantil em escolas públicas de Porto Velho/ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdfGlória de Lourdes Silva de Oliveira Melo3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.