Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1753
Título: Vozes Ameríndias no romance A história do Ventríloquo, de Pauline Melville
Autor(es): Belo, Chirlane Nobre
Palavras-chave: Literatura
Pós-Colonialismo
Pauline Melville
Vozes Ameríndias
Data do documento: 2017
Citação: BELO, C. N. Vozes Ameríndias no romance A história do Ventríloquo, de Pauline Melville. 2017. 126f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: Neste estudo, analiso o romance A História do Ventríloquo, da escritora Britânico-Guianense Pauline Melville. Mais especificamente, concentro minha pesquisa na presença de vozes ameríndias como uma forma de descolonizar a percepção eurocentrada do povo ameríndio. Para esta proposta, a crítica Pós-Colonial surge como um importante suporte para minhas leituras. Portanto, críticos pós-coloniais como Bill Ashcroft, Frantz Fanon, e Aimé Cesaire, entre outros, assim como estudiosos Decoloniais, como Walter Mignolo, Anibal Quijano e Ramon Crossfoguel são muito importantes para minha discussão. O teórico brasileiro Eduardo Viveiros de Castro também me auxilia a prestar atenção de como a perspectiva Ameríndia pode ser observada no trabalho de Melville. Argumento que o romance de Pauline Melville é uma ficção decolonial, já que fornece ao leitor muitas reflexões sobre a realidade sul-americana, sobretudo, acerca dos povos ameríndios e, assim, promove uma prática contradiscursiva à visão estereotipada e colonizadora a respeito dos povos ameríndios e das demais pessoas nessa parte do mundo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Miguel Nenevé.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1753
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VOZES AMERÍNDIAS NO ROMANCE A HISTÓRIA DO VENTRÍLOQUO, DE PAULINE MELVILLE.pdfChirlane Nobre Belo1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.