Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/176
Título: Tradução do plano plurianual de investimentos (PPA) na metodologia do balanced scorecard: uma pesquisa exploratória no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal - RO
Autor(es): Silva, Ademilson Marques da
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal
Data do documento: 25-Abr-2013
Citação: SILVA, Ademilson Marques da. Tradução do plano plurianual de investimentos (PPA) na metodologia do balanced scorecard: uma pesquisa exploratória no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal - RO. 2013. 31 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Resumo: O Plano Plurianual de Investimento (PPA) é um instrumento planejamento de médio prazo utilizado pelos órgãos públicos da União, Estados e Municípios, determinado em lei, o qual deve especificar diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras dela decorrentes. O Balanced Scorecard – BSC é um instrumento de gestão, quando aplicado define a visão de futuro da organização para todos os departamentos, setores e colaboradores, sendo uma ferramenta referencial para traduzir os objetivos estratégicos num conjunto coerente de indicadores de desempenho. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal – SAAE é uma autarquia do município de Cacoal, Estado de Rondônia, responsável pelos serviços de fornecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto, cumprindo um papel importante para saúde pública. O objetivo desta pesquisa foi traduzir o instrumento de planejamento do SAAE na metodologia do BSC. A pesquisa ocorreu por meio da realização de uma oficina do tipo grupos de foco em que o autor atuou como mediador e da qual participaram gestores do SAAE responsáveis pelas áreas de recursos humanos, dos processos internos, de atendimento ao usuário e da área financeira. Os dados foram coletados por meio de um formulário constando questões norteadoras relacionadas às perspectivas do BSC e que fundamentava a identificação dos principais problemas relacionados a cada perspectiva, ações necessárias para mitigar ou resolver os problemas identificados e projeção dos resultados esperados a partir da execução das ações programadas. A partir do preenchimento dos formulários, foi possível traduzir o PPA do SAAE na metodologia do BSC, com as quatro perspectivas: aprendizado e crescimento, processos internos, financeiro e usuários, contendo objetivos, indicadores, metas e ações necessárias para a solução dos problemas citados pelos gestores do SAAE, e foi elaborado um mapa estratégico na metodologia do BSC para melhor visualização da estratégia.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Professor Ms. Otacílio Moreira de Carvalho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/176
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo ademilsom para impressão.pdf428,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador